História

Dom Helder com acervo digital

Parte das obras do ícone religioso pernambucano, entre cartas, textos e programas de rádio, está digitalizada e pode ser vista no site da Cepe

Publicado em: 23/11/2018 09:32 | Atualizado em: 23/11/2018 09:46

Acervo do religioso com 21 mil páginas estará disponibilizado até agosto de 2019. Foto: Nando Chiappetta/DP FOTO
Agora é possível ter acesso às obras de dom Helder Camara em qualquer lugar do mundo. É que o Instituto Dom Helder Camara lançou no site da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) o acervo digital das obras catalogadas na sede do instituto, que fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O projeto é financiado pela Prefeitura do Recife e, ao todo, são mais de vinte mil páginas que se configuram em manuscritos, programas de rádios, recortes de revistas e jornais, poemas e textos do bispo pernambucano que foram digitalizados. 

De acordo com Igor Burgos, superintendente de digitalização, gestão e guarda de documentos da Cepe, para chegar até o estágio final da digitalização do acervo do religioso, quinze pessoas colaboraram nas etapas de captura fotográfica e scanner dos documentos ao longo de dois anos. “Tivemos todo o cuidado do mundo ao manusear esses artigos porque são pedaços de papéis de mais de cinquenta anos. Foi um processo minucioso e que agora está disponível para qualquer pessoa do universo”, destaca. 

No momento, no site da editora, que é o www.acervocepe.com.br, só estão disponíveis os manuscritos de dois programas de rádio que dom Helder produziu nas décadas de 1970 e 1980. No entanto, até o fim do ano, mais de doze mil páginas estarão disponíveis. “Digitalizamos cerca de 21 mil páginas do acervo e até agosto do próximo ano todas elas estarão disponíveis no site”, revelou o superintendente. 

Para o diretor executivo do Instituto Dom Helder Camara, Antônio Carlos, a iniciativa representa a mundialização do ensinamento do bispo. “Ele era um cidadão do mundo e sempre quis igualdade social e libertação dos oprimidos. Nada mais justo do que disponibilizar esse rico material produzido por ele em vida no universo tecnológico de forma gratuita. É cultura a um passo do conhecimento de qualquer pessoa”, afirma. 
TAGS: dom | helder | acervo | digital |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL