Diario nos Bairros

Faixa Azul segue em expansão na Zona Sul

Dos 36 km de corredores exclusivos, 12 estão em Boa Viagem, que deve ganhar mais uma faixa

Publicado em: 11/05/2018 07:00 | Atualizado em: 11/05/2018 08:22

Na Avenida Herculano Bandeira, ônibus tiveram ganho de 16,5 km/h na velocidade. Foto: Marlon Diego/Esp.DP

De cada três veículos percorrendo as ruas recifenses todos os dias, um deles circula pelos principais corredores de Boa Viagem. Ao longo dos últimos cinco anos, o trânsito do bairro passou por uma transformação para melhorar a fluidez no tráfego. Os carros perderam um pouco do protagonismo a partir de experiências bem-sucedidas de planejamento viário e tiveram que abrir espaço para corredores exclusivos de transporte coletivo. Dos 36 quilômetros de faixas azuis implantadas no Recife desde 2013, 12 deles estão em Boa Viagem. E já está em estudo um corredor para a Avenida Jequitinhonha, que faz ligação com o bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

O primeiro corredor  exclusivo para ônibus no bairro foi implementado em junho de 2014, nas avenidas Domingos Ferreira e Herculano Bandeira. Desde então, outras duas foram incorporadas ao mesmo sistema, a Conselheiro Aguiar e mais recentemente a Antônio de Goés. “Em 2012, uma pesquisa de qualidade realizada aqui apontou o tempo gasto nos engarrafamentos como um dos principais problemas sentidos pelos usuários do transporte público. Então, começamos a olhar os principais corredores e criamos o projeto de faixas azuis”, explica a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.

Nos cinco principais corredores viários de Boa Viagem circulam por dia 200,6 mil veículos. Cada transporte individual tem uma taxa média de ocupação de 1,2 pessoa, de acordo com a última pesquisa de Origem e Destino. Somente na Avenida Antônio de Góes, os coletivos levam 94 mil passageiros por dia, com uma taxa de ocupação de  64,3 passageiros por viagem. Já os automóveis levam 72 mil passageiros por dia. 

“Boa Viagem tem uma particularidade. Lá a demanda por ônibus é muito estável, ocorre durante o dia. É diferente de outras áreas da cidade em que a demanda se concentra nos horários de pico”, analisa o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Maurício Pina.

Via Mangue
A implantação dos corredores de faixa exclusiva para ônibus no bairro tem correlação com a instalação da Via Mangue. “Ela tem um desenho inicial voltado apenas para o transporte individual e enxergamos ali uma oportunidade de dar prioridade ao transporte público em outras vias”, afirma Taciana Ferreira. A implantação da Faixa azul na Domingos Ferreira está ligada à inauguração da pista Oeste da Via Mangue, enquanto a da pista Leste foi determinante para a criação da pista exclusiva na Conselheiro Aguiar.

A primeira delas resultou em um ganho de velocidade média comercial dos coletivos de 50% e 118%. Na segunda, o ganho foi de 49%. “Antes, eu costumava esperar até uma hora pelo meu ônibus, agora esse tempo reduziu pela metade. Vou para o trabalho no Ipsep e também economizo mais de 45 minutos”, afirmou a merendeira Mari Júlia Gomes, 50 anos. O aposentado Arthur Pernambuco, 72 anos, ressalta que o ganho maior foi no sentido cidade/subúrbio. “Minha viagem demora no máximo 10 minutos”, conta.

A futura Faixa azul da Visconde de Jequitinhonha ainda não tem prazo. A medida visa fazer uma ligação até Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Porém, o estudo ainda está na análise de viabilidade e não tem data para sair do papel.

Alguns trechos da faixa azul da Avenida Conselheiro Aguiar apresentam visível desgaste, que podem facilitar a invasão da via por outros tipos de veículos. Segundo a CTTU, existe um projeto de requalificação para a área pronto, que contempla sinalização da Conselheiro e da Domingos Ferreira. A intervenção será feita após o fim do período chuvoso. Taciana Ferreira detalhou, entretanto, que os motoristas têm respeitado a segregação em Boa Viagem. A faixa azul da Herculano Bandeira foi a única que necessitou de fiscalização eletrônica. 
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