Saúde

Tratamento em pacientes com câncer de fígado ganha nova medicação

Instituto Oncoguia apresenta resultados de uma pesquisa que verificou o nível de conhecimento da população acerca da doença

Publicado em: 23/03/2018 08:40 | Atualizado em: 23/03/2018 20:36

O novo tratamento está sendo divulgado para a imprensa no Brasil, no Hotel Hyatt, em São Paulo. Foto: Ana Paula Neiva/DP

São Paulo - Depois de quase uma década de pesquisas, a Agência de Administração de Alimentos e Drogas (FDA) dos Estados Unidos expandiu e aprovou o uso da medicação regorafinib, o Stivarga, para o tratamento em pacientes com câncer de fígado. Nesta sexta-feira (23), o novo tratamento será divulgado para a imprensa no Brasil, no Hotel Hyatt, em São Paulo. 
 

O Diario de Pernambuco, a convite do Laboratório Bayer, acompanha a coletiva de imprensa com o Instituto Oncoguia, que apresentará em primeira mão os resultados de uma pesquisa que verificou o nível de conhecimento da população acerca da doença hepatocinoma celular (CHC).

O encontro terá a participação do Professor Flair Carrilho - Chefe da Disciplina de Gastroenterologia Clínica da Faculdade de Medicina da USP e chefe da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do Hospital das Clínicas da FMUSP - que integra a Sociedade Brasileira de Hepatologia e apresentará os impactos do câncer de fígado no Brasil, além das barreiras e dificuldades do diagnóstico precoce e tratamento.

Além disso, o oncologista Roberto Gil - membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Membro fundador do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrintestinais - debaterá a jornada no SUS, as políticas públicas em CHC e o que pode ser feito para melhorar o acesso e o atendimento. Durante, a coletiva, um paciente fará um relato da sua experiência, abrindo uma discussão sobre os impactos da doença em sua vida e ambiente familiar.

Confira a programação completa:
10h – Abertura (Paulo Pereira)
10h10 – Precisamos falar sobre CHC: o impacto da doença no Brasil (Prof. Flair Carrilho – SBH)
10h25 – CHC e a jornada do paciente no SUS: políticas públicas em CHC e o que podemos fazer (Dr. Roberto Gil – SBOC)
10h40 – A visão do paciente e apresentação da Pesquisa de Cuidados com o Fígado (Instituto Oncoguia)

*Com informações da repórter Ana Paula Neiva
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL