Páscoa

Paixão de Cristo em Igarassu completa 33 anos

Prefeitura, Igreja Católica e grupo Azerutan promovem espetáculo, nos dias 31 de março e 1º de abril, no Sítio Histórico da cidade

Publicado em: 19/03/2018 14:45

O espetáculo da Paixão de Cristo em Igarassu completa 33 anos. Prefeitura, Igreja Católica e o grupo Azerutan promovem a encenação,  que irá acontecer nos dias 31 de março e 1º de abril. sempre a partir das 19h, no Sítio Histórico da cidade. Montagem é a maior do litoral norte de Pernambuco, com mais de 20 mil espectadores nos dois dias de evento.

Tudo começou com o  Grupo Teatral Azerutan, um grupo artístico de Igarassu, que iniciou com Narciso Felix, mas conhecido como Chefe Narciso, em 1985, o qual promovia O Homem daquela sexta-feira que depois foi alterada para Paixão de Cristo de Igarass (ele também montou várias peças teatrais de sua autoria no Centro de Artes do município). O Homem daquela sexta-feira - Paixão de Cristo de Igarassu- inicialmente, foi encenado no Centro de Artes, nas igrejas e em algumas outras localidades do município como no histórico Engenho Manjope.

O Chefe Narciso levou para o povo de Igarassu um espetáculo com uma linguagem acessível, com cenários e figurinos elaborados pelo próprio grupo. Em 1997 o Grupo Teatral Azerutan recebe seu novo Diretor, Manoel Santos, apoiado pelo fundador Chefe Narciso, mantendo o nome o grupo e a tradição de encenar. O Grupo Teatral Azerutan com a direção, traz para Igarassu uma nova versão da Paixão de Cristo, que tomou as ruas do município, onde os casarios históricos serviam de cenários para o espetáculo, como: o convento de Santo Antônio (Santa Ceia), A Matriz dos Santos Cosme e Damião (Templo), o Museu Histórico (Palácio de Pilatos)e  Câmara dos Vereadores (Palácio de Herodes).

Em 2006, o Grupo passou a encenar o espetáculo na Avenida Marechal Hermes, no Sitio histórico tendo agora o gramado como arquibancada natural para o público que aumentava a cada ano. Para isso,  necessário o grupo elaborar um cenário próprio para se adaptar ao novo local de encenação.

A cada ano o grupo Teatral Azerutan vem se renovando para atender as expectativas do público. No ano de 2017 a Direção foi ampliada passando a ter outros membros, como: Manoel Santos (Diretor Geral), Francisco Fabiano (Vice-Diretor), Tiago Antônio (1º Secretário), Eraldo Luciano de Melo (2º Secretário) Suerick Bezerra de Andrade (Tesoureiro) e Diogo Antônio (Vice-Tesoureiro). Contamos também para o espetáculo de uma organizada equipe de produção geral que executam todas as cenas juntos com os 120 atores e figurantes, assim firmando uma tradição na Semana Santa do Município de Igarassu. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal,  através da Secretaria de Turismo e Cultura, URBI,  Comunicação, Secretaria Executiva de Eventos, Lazer e Juventude, Secretaria de Saúde e da Igreja Católica Apostólica Romana.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL