SAÚDE

Após suspeita de morte por leptospirose, saiba como identificar sintomas da doença

Em caso de sintomas, é preciso procurar, imediatamente, um posto de saúde

Publicado em: 21/02/2018 20:39

Somente em 2017, foram notificados mais de 800 casos da doença no estado. Foto: Ricardo Fernandes/DP/Arquivo (Somente em 2017, foram notificados mais de 800 casos da doença no estado. Foto: Ricardo Fernandes/DP/Arquivo)
Somente em 2017, foram notificados mais de 800 casos da doença no estado. Foto: Ricardo Fernandes/DP/Arquivo (Somente em 2017, foram notificados mais de 800 casos da doença no estado. Foto: Ricardo Fernandes/DP/Arquivo)


Após encerrar o ano de 2017 com 801 casos de leptospirose notificados e já investigar a primeira morte por suspeita da doença neste ano, a Secretaria de Saúde de Pernambuco emitiu um alerta à sociedade através das redes sociais. "Se você tiver esses sintomas após contato com água ou lama de esgoto que possa estar contaminada por urina de rato, procure, imediatamente, um posto de saúde".

SINTOMAS DA LEPTOSPIROSE
  • Febre alta repentina
  • Dor de cabeça
  • Dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna)
  • Pode ocorrer vômitos, diarreia e tosse
  • Nas formas mais graves, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos)
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a suspeita da causa da morte ainda não foi confirmada, mas o óbito foi registrado no Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Até o dia três de fevereiro deste ano, foram notificados 14 casos de leptospirose no estado, sendo seis confirmados e três descartados. Em todo ano de 2017 foram notificados 801 casos, com 197 confirmações. No ano passado, foram confirmados 24 óbitos causados pela doença em 12 cidades. Somente o Recife registrou sete mortes, outras quatro foram em Jaboatão dos Guararapes, três em Olinda, duas em Itamaracá e ainda um óbito no Paulista, no Cabo de Santo Agostinho, em Camaragibe, em Igarassu, em Moreno, em Vitória de Santo Antão, em Água Preta e Escada.

SAIBA MAIS SOBRE A LEPTOSPIROSE

A doença é transmitida pela bactéria do gênero Leptospira, presente na urina dos ratos. Em contato direto com a pele humana, pode penetrar no organismo e se espalhar com rapidez na corrente sanguínea. O maior risco de transmissões é pela água acumulada nos períodos de chuva. Se não tratada a tempo, a leptospirose pode evoluir para sintomas mais graves e levar a óbito.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL