LIMPEZA

Mais de 3,7 mil toneladas de lixo recolhidas em Olinda em uma semana

Aumento na coleta de resíduos foi de, aproximadamente, 62%

Publicado em: 09/01/2018 23:01

Primeira semana da nova empresa contratada para a realização da limpeza da cidade teve foco nas periferias. Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação (Primeira semana da nova empresa contratada para a realização da limpeza da cidade teve foco nas periferias. Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação)
Primeira semana da nova empresa contratada para a realização da limpeza da cidade teve foco nas periferias. Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação (Primeira semana da nova empresa contratada para a realização da limpeza da cidade teve foco nas periferias. Foto: Prefeitura de Olinda/Divulgação)


Em apenas uma semana, entre os dias 30 de dezembro e 7 de janeiro, a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda recolheu 3.791 toneladas de lixo domiciliar na cidade. O volume corresponde a, aproximadamente, 421 toneladas por dia, contra 260 toneladas diárias que vinham sendo recolhidas no último mês de dezembro. Os números apontam para um aumento de 62% no trabalho de recolhimento dos resíduos. De acordo com a Prefeitura de Olinda, o crescimento aconteceu na transição entre a antiga e a nova empresa realiza a limpeza urbana em Olinda.

Além do recolhimento diário de lixo domiciliar depositado pelos moradores nas portas de suas casas, os garis estão fazendo um mutirão para eliminar pontos críticos de entulhos. Neste primeiro momento, o foco está voltado para os bairros da periferia, onde há a maior demanda reprimida. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, localidades como Rio Doce, Aguazinha, Peixinhos, Sapucaia, entre outras, já receberam ações focadas nesse recolhimento emergencial.

A previsão dada pela empresa Locar Gestão de Resíduos, nova prestadora de serviço, é de que até o fim desta semana os pontos críticos gerados pela demanda reprimida serão eliminados e o calendário de coleta voltará ao normal. É importante ressaltar que os caminhões da coleta domiciliar contam com aparelhos GPS que permitem a Secretaria de Serviços Públicos identificar se os veículos estão cumprindo as rotas pré-determinadas.

Além disso, através da nova prestadora de serviços, a Prefeitura de Olinda já instalou 20 contêineres de mil litros nas feiras, no Alto da Sé, na praça do Homem da Meia-Noite, bairro do Bonsucesso, e no Varadouro. Os recipientes devem receber os resíduos que antes eram descartados de forma desordenada em diversos pontos dessas localidades atendidas.

Outro serviço que está voltando ao normal é a varrição dos principais corredores viários da cidade. Até esta quarta-feira, a limpeza da orla, no trecho entre o antigo quartel da Polícia do Exército e o Flat Quatro Rodas, será reforçada, assim como no Alto da Sé.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL