TRABALHO

Detentos vão prestar serviços comunitários em órgãos estaduais

Governo fortalece a política de ressocialização com o novo programa para penas alternativas

Publicado em: 16/01/2018 07:59


Detentos vão realizar serviços comunitários em instituições e órgãos da administração do estado. O Tribunal de Justiça assinou convênio com o governo para fortalecer a política de ressocialização. Através do Programa de Execução da Pena de Prestação de Serviços à Comunidade, desenvolvido pela Vara de Execução de Penais Alternativas (Vepa), o acordo vai permitir a ampliação da oferta de atividades profissionais específicas.

O convênio foi assinado pelo governador Paulo Câmara e pelo presidente do TJPE, Leopoldo Raposo. "A Vara de Penas Alternativas já tem tradição aqui em Pernambuco. É uma das primeiras do Brasil. Faz um trabalho importante de buscar alternativas. As pessoas que se envolvem com o crime muitas vezes não têm porta de saída e acabam entrando em um sistema que é totalmente aquém do necessário para ressocialização", ressaltou o governador. 

O chefe do Judiciário disse que o objetivo é proporcionar maior dignidade para o detento. "A finalidade é ampliar e tornar mais profícuo esse serviço que permite que o apenado possa ser ressocializado e reeducado prestando serviço à comunidade", declarou. "Sabemos que a maioria dos réus precisa mais de serviço social do que prisão. Essa parceria é um divisor de água", disse o juiz responsável pela Vepa, Flávio Fontes. Atualmente, a vara possui sete mil processos em tramitação. Por mês, cerca de 200 novos processos são recebidos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL