AUTO DE NATAL Doutores da Alegria encantam crianças internadas em hospitais públicos do Recife Como já acontece há 12 anos, equipe levou a magia do Auto do Natal ao Hospital Barão de Lucena nesta segunda

Por: Marcionila Teixeira

Publicado em: 11/12/2017 20:04 Atualizado em:

O Auto de Natal é uma apresentação especial preparada pelos Doutores da Alegria, assim como acontece no São João, no carnaval e no dia das crianças. Foto: Peu Ricardo/Divulgação (O Auto de Natal é uma apresentação especial preparada pelos Doutores da Alegria, assim como acontece no São João, no carnaval e no dia das crianças. Foto: Peu Ricardo/Divulgação)
O Auto de Natal é uma apresentação especial preparada pelos Doutores da Alegria, assim como acontece no São João, no carnaval e no dia das crianças. Foto: Peu Ricardo/Divulgação


A alegria subiu ao terceiro e quarto andares do Hospital Barão de Lucena e funcionou como um remédio para as crianças internadas e seus acompanhantes. Dez palhaços do grupo Doutores da Alegria encenaram o Auto de Natal, na manhã de hoje, e arrancaram gargalhadas de um público habituado a uma rotina de tratamentos de saúde longos e dolorosos. Além da enfermaria e UTI pediátricas, os palhaços estiveram com as mulheres e crianças do Mãe Canguru, projeto destinado ao atendimento de bebês prematuros e suas mães. Até sexta-feira, os Doutores da Alegria repetirão a apresentação em outros hospitais públicos e no Teatro Barreto Júnior.

Rosicleide da Silva, 33 anos, acompanhou toda a apresentação com a filha de cinco anos nos braços. “Ela tem autismo e se assusta um pouco com o barulho, mas eu amei. A gente que é mãe às vezes fica mais alegre que a própria criança.” O Auto de Natal foi uma dose de alegria em meio aos problemas de Rosicleide. A filha dela, internada em virtude de uma pneumonia, está de alta há quinze dias, mas as duas ainda não voltaram para casa porque o governo do estado não garantiu a manutenção do home care da paciente. Diante do impasse, Rosicleide e a filha vão ficando. A dona de casa Islane dos Santos, 24, deixou o hospital com a filha de um ano após a apresentação dos palhaços. “Para a gente que está aqui há tanto tempo, eles são uma alegria. Eu amei”.

O Auto de Natal é uma apresentação especial preparada pelos Doutores da Alegria, assim como acontece no São João, no carnaval e no dia das crianças. Além dos espetáculos em datas festivas, dois palhaços do projeto se apresentam no Barão de Lucena toda segunda e quarta-feira. O trabalho já é feito na unidade há doze anos. “Eles relatam que com o tempo muitas crianças que se mostravam tristes vão se soltando e demonstrando alegria. O trabalho do grupo é tão importante que seus integrantes até participam das reuniões da diretoria”, disse Carla de Albuquerque, diretora geral.

Amanhã, no mesmo horário, o Auto de Natal será apresentado no Hospital Oswaldo Cruz. Foto: Peu Ricardo/DP (Amanhã, no mesmo horário, o Auto de Natal será apresentado no Hospital Oswaldo Cruz. Foto: Peu Ricardo/DP)
Amanhã, no mesmo horário, o Auto de Natal será apresentado no Hospital Oswaldo Cruz. Foto: Peu Ricardo/DP


Amanhã, no mesmo horário, o Auto de Natal será apresentado no Hospital Oswaldo Cruz; na quarta, no Hospital da Restauração; na quinta, no Imip e, na sexta, no Teatro Barreto Júnior, com entrada gratuita e  direcionado aos estudantes. “Os palhaços chegam para fazer tudo o que as crianças querem. Não dão injeção ou remédio, não chegam para furar. 

Trabalham apenas o lado saudável nas crianças”, explica Nice Vasconcelos, coordenadora do Doutores da Alegria em Pernambuco, onde já estão atuando há 14 anos. O Auto de Natal conta de forma divertida e musical a saga do nascimento de Jesus. Têm Maria (Greyce Braga), José (Eduardo Filho), três reis “magros” (Fábio Caio, Marcelino Dias e Johann Brehmer), um burrinho (Marcelo Oliveira), uma ovelha (Juliana de Almeida), um médico para fazer o parto de Maria (Fábio Caio), um narrador (Luciano Pontes) e até uma estrela guia (Luciana Pontual). A trilha sonora é tocada ao vivo e tem músicas do cancioneiro popular e recriações. 

Os Doutores da Alegria são uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Usam a arte do palhaço para intervir junto a crianças e adolescentes em hospitais públicos. O grupo foi fundado em 1991 no Brasil e é inspirado no trabalho do Big Apple Circus de Nova York. Além de atuarem na capital pernambucana, há grupos no Rio de Janeiro e São Paulo.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL