Diario Urbano Ida à praia mostra o mando dos carros na mobilidade da RMR

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 08/09/2017 07:48 Atualizado em:

Três lugares traduziram ontem o mando dos carros na mobilidade da Região Metropolitana do Recife. Em todos, o desejo de chegar ao mar. Filas aparentemente sem fim na BR-101, em direção aos litorais Sul, em Jaboatão e no Cabo, e Norte, em Abreu e Lima. Condutores, para "ganhar" tempo, ziguezaguearam pelos acostamentos. Assustaram ciclistas. Aos xingamentos pelas atitudes, nem deram ouvidos. Para quê? Afinal, entendem, o mundo pertence aos mais fortes. Digo, os maiores. E os maiores também costumam brigar entre si. As orlas de Boa Viagem e do Pina deram exemplos disso no Dia da Independência. Por vagas próximas ao calçadão, espertos aceleraram os automóveis para desbancar os vagarosos. Então, os xingamentos. O adjetivo “abençoado” foi o que de mais leve ouvi no meio da manhã. Temendo ser atropelado por um dos veículos apressados, um pedestre parou. Balançou a cabeça em sinal de reprovação. Desviou um pouco da faixa de pedestres. A uns 10 metros, um carro de velocidade reduzida, mesmo vendo a luz amarela do semáforo acesa, buzinou continuamente. Fácil de entender: a rua lhe pertencia.

Postes sumiram
Na travessia da Boa Vista para o bairro de Santo Antônio, integrantes de movimentos sociais e de igrejas, entre músicas e gritos de guerra, ainda tiveram tempo ontem de avaliar a situação da Ponte Duarte Coelho. De quatro dos 16 postes restaram somente as bases de metal. As pontas afiadas oferecem risco de corte. E de tétano.

Função modificada
O gradil dos canteiros em frente a Riachuelo, na Avenida Conde da Boa Vista, está mais para cadeiras e bancos do que proteção. Fácil de entender. À espera dos ônibus ou de alguém, pedestres sentam-se na mureta. Quando não conseguem sentar, conforme flagrou a coluna, apoiam os pés sobre os varões de ferro, que vão se curvando.

Surtiu efeito
Deu resultado a denúncia de que moradores da Cidade Tabajara, em Olinda, estavam tapando os buracos da Rua Jurupari. Enfim, a prefeitura foi lá e em poucas horas, na tarde da última quarta-feira, fechou a cratera. A solução veio após moradores terem solicitado os reparos no pavimento por seis vezes. Melhor tarde do que nunca.

Confusão no desvio
O desvio do trânsito da Estrada da Batalha para Rua Armindo Moura, em Porta Larga, Jaboatão, desorientou motoristas ontem. Na esquina, uma placa explicava o desvio, mas eram muitas palavras para quem, sem avisos prévios, se deparava com a barreira. Entravam  então em ruas erradas para chegar à Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem.

Ouvido do prefeito
Na programação de hoje, o Bicicultura, encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, toca em um dos aspectos mais sensíveis da área, o da relação com o poder público. Será na oficina No ouvido do prefeito: formas de incidência na agenda política, programada para o InCiti, no Bairro do Recife. O encontro termina domingo.

Resíduos industriais
O  anúncio da implantação de uma central de resíduos industriais em Escada tem alimentado discussões neste município da Mata Sul. O debate deve esquentar na audiência pública marcada para a próxima quarta-feira. A central, com o orçamento inicial de R$ 13 milhões, ficará em área de 37 hectares, perto do aterro sanitário da cidade. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL