CIDADANIA Prefeitura do Recife assegura que projeto de intervenção em abrigo provisório está em fase de estudo Espaço deverá abrigar pessoas em situação de rua

Publicado em: 16/08/2017 22:39 Atualizado em:

O coletivo Unificados pelas Pessoas em Situação de Rua, formado por diversas ONGs, grupos informais, igrejas e movimentos, anunciou que fará um mutirão, no próximo sábado, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. A atividade marca o Dia Nacional de Luta do Povo e cobra uma resposta do governo sobre a criação de um abrigo noturno para moradores de rua na capital. Em resposta ao ato, a Prefeitura do Recife emitiu nota informando que está em fase de estudos e elaboração de projeto uma intervenção no abrigo provisório da Travessa do Gusmão, no bairro de São José, na região central da cidade, para que este espaço funcione também como um abrigo noturno.

Mutirão para a população em situação de rua marca dia de luta por Abrigo Noturno


De acordo com levantamento feito pela Prefeitura do Recife em 2016, mais de 800 pessoas vivem em situação de rua na capital pernambucana. Entre as pessoas abordadas em todas as regiões da cidade, em horários diferentes, 659 disseram que dormem na rua todos os dias. Além desse quantitativo, também se levou em conta os cerca de 200 moradores de ruas que vivem em oito casas de acolhida da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife.
 
Ainda no documento, a Prefeitura do Recife assegurou que acompanha os moradores de rua através do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS). A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife mapeia as pessoas em situação de rua em toda a cidade e trabalha com a sensibilização e orientação, visando o resgate da cidadania e a retirada consensual dessas pessoas das ruas. Sempre que há aceitação, as equipes do SEAS fazem os encaminhamentos para acolhimento, retirada de documentos, acesso à rede de saúde, inclusão em programas e benefícios sociais e tentativa de reintegração com a família.

Segundo a PCR, mensalmente, cerca de 200 pessoas diferentes são atendidas nos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) da PCR. O Centro POP atende uma demanda mais emergencial do usuário. É o local onde as pessoas em situação de vulnerabilidade social podem ser incluídas no Cadastro Único, ter acesso à alimentação, higiene pessoal (banho), atendimento psicossocial e podem ser encaminhadas para acolhimento (se quiserem e se enquadrarem no perfil). Os equipamentos oferecem atendimento e atividades direcionadas à sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares. Parte do usuário a procura, diferente do SEAS, em que o serviço vai até o morador de rua.

Os Centro POP funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Confira abaixo os endereços e telefones para contato:

Centro Pop Glória
Rua Bernardo Guimarães, n° 135, Santo Amaro, próximo à biblioteca da Unicap
Telefones: 3355-3210/4254.
Centro Pop Neuza Gomes
Rua Doutor João Coimbra, n° 66, Madalena
Telefones: 3355-3063/4
                 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL