Ações Ministério Público discute políticas para a população de rua do Recife De acordo com a promotoria, houve avanços nos aspectos definidos em 2013, mas ainda há muito o que ser feito

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/07/2017 18:42 Atualizado em:

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na terça-feira (17), uma audiência com a Gerência de Garantia de Políticas para População de Rua da Prefeitura do Recife e com a coordenação do Centro Pop Glória. O encontro teve como objetivo discutir a implementação de uma política pública e de ações governamentais voltadas para a população em situação de rua na cidade do Recife. 

“Em alguns aspectos o município avançou, porém muito do que foi definido desde 2013 não chegou a ser executado, dentre eles especificamente a questão do concurso público que precisa ser realizado para suprir cargos e possibilitar uma melhor atuação. Mas houve certos avanços, porque a Gerência demonstrou o início de execução do planejamento”, declarou o promotor de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Capital, Maxwell Vignoli. 

Ainda segundo o promotor, as melhorias no serviço do Centro Pop Glória exigem a atuação conjunta de outras secretárias e órgãos municipais. Por esse motivo, foi marcada uma nova audiência, para 11 de setembro. O MPPE convocará outras Secretarias municipais para buscar um consenso, visando uma efetiva implementação da política pública para a população de rua do Recife.

O Centro Pop é um serviço oferecido às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de veículos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a reconstrução de novos projetos de vida. O município do Recife dispõe de duas unidades estatais de atendimento especializado a este público: Centro Pop Glória e Centro Pop Neusa Gomes.

No Centro POP Glória, em maio deste ano, foram contabilizados 778 atendimentos, com a oferta de serviços como higienização, identificação de direitos violados, encaminhamentos para lugares de acolhimento, resgate de documentação, dentre outros.


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