Local Diario Urbano: É para hoje!

Publicado em: 22/07/2017 08:38 Atualizado em:

Os pensadores urbanos que ajudam no planejamentos de ações para cidades sustentáveis têm pressa de ver a implementação de boas práticas urbanas. A necessidade de abreviar o tempo entre o planejamento e a execução, mesmo em ações de caráter público, levam em conta a viabilidade e eficácia das ideias. Em geral, quanto mais simples maior é a capacidade de incorporá-las ao dia a dia da cidade. No Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, entre os dias 25 e 27 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, iremos conhecer algumas dessas ideias que serão compartilhadas entre participantes de outros estados. Além de Pernambuco irão participar os estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas, que se inscreveram por meio de uma chamada pública realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Pernambuco. Os projetos escolhidos estão alinhados com os conceitos de sustentabilidade. 

Mas, para que não fique apenas no campo das ideias, as quatro melhores serão apresentadas a gestores públicos, arquitetos e urbanistas. Além de sugestões para o aproveitamento sustentável, os especialistas avaliam a importância de políticas de compensação para estimular a população a adotar as práticas. Sempre imaginei a necessidade de compensação, por exemplo, com os moradores que residem nas marginais de rios e canais. Entre gastar milhões na limpeza das águas, que tal investir numa política de compensação e conscientização para deixar o rio e o canal limpos? A troca de garrafas pet, por exemplo, em crédito para o transporte, cinema, vale-pão, enfim algum tipo de compensação, que será mais benéfico para a cidade e o meio ambiente. 
 
Turismo acessível 
As pessoas usuárias de cadeira de rodas ou com dificuldade de locomoção foram beneficiadas com o projeto Praia Sem Barreiras, uma ideia simples de inclusão social, que resulta na instalação de rodas em cadeiras e de uma esteira sobre a faixa de areia até o mar. Com isso, os cadeirantes podem chegar até a água para um banho. Em Pernambuco, o projeto teve início em 2013, em Olinda, e foi ampliado para Fernando de Noronha em 2015.
 
Lixeira inteligente
O projeto da Makeathon Fab City (PE) escolhido para o fórum foi de uma lixeira sensitiva e inteligente destinada às estações de metrô. A lixeira é ativada por um sistema que identifica o usuário através da aproximação do bilhete eletrônico e um sensor que reconhece o lixo seco descartado como garrafa pet e sacos de pipoca e gera créditos no sistema VEM como incentivo.

O lixo nos trilhos
Um dos desafios da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é eliminar o descarte de lixo nas plataformas e nos trilhos do trem. A empresa gasta cerca de R$ 8 milhões por ano na limpeza e o problema continua no instante seguinte. Projetos de compensação ao descarte do lixo eliminam o problema e criam a consciência ambiental. 

Olhe a cidade
O Movimento Olhe Pelo Recife – Cidadania a Pé, que nasceu das caminhadas culturais promovidas pelo Observatório do Recife, será apresentado no fórum e revela o propósito de chamar atenção sobre a importância da mobilidade a pé para a qualidade de vida urbana, propor soluções para seu aperfeiçoamento, mobilizar a opinião pública e realizar parcerias.  

As trilhas
A concessionária EcoNoronha gerou ações voltadas para a sustentabilidade ambiental e entre as ideias foram implementados 2 mil metros de trilha suspensa e 1, 6 mil metros de mirantes com materiais sustentáveis e acessíveis reduzindo, dessa forma, os impactos ambientais na ilha, a exemplo da madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado.

Dona do nariz
O Arquitetura na Periferia, de Minas Gerais, promove a melhoria da moradia para mulheres de baixa renda por meio de um processo onde são apresentadas a elas as práticas e técnicas de planejamento de obras e recebem um microfinanciamento para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas casas. As participantes aprendem a medir e desenhar suas casas e a priorizar suas demandas. 

Espaço de leitura
O Instituto A Cidade Precisa de Você, de São Paulo, sem fins lucrativos, é um coletivo de pessoas interessadas em promover a melhora e a ativaçãodos espaços públicos urbanos. Em um parque da capital paulista, eles nstalaram bancos de madeira entre as árvores para estimular a leitura.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL