MUNICÍPIOS Congresso discute as perspectivas do futuro dos municípios em Pernambuco Realizado pela Amupe, evento vai ter três dias de palestras, debates e oficinas no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 12/07/2017 23:11 Atualizado em:

Representantes da sociedade civil organizada têm uma oportunidade de debaterem o futuro da comunicação, da cultura, da mobilidade, da saúde e de outros temas importantes no 4º Congresso Pernambucano de Municípios, de 25 a 27 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As inscrições são gratuitas e estão abertas no sítio da Associação Municipalista de Pernambuco <www.amupe.org>. Tendo como tema principal “A Cidade que Precisamos”, o evento abordará temas como comunicação, equidade de gênero empoderamento e geração de trabalho e renda, planejamento urbano para responder às mudanças climáticas, política habitacional, reforma da previdência social e o impacto nos municípios, segurança e transparência.

O Congresso será aberto oficialmente às 10h30 do dia 25/07, com a presença do governador Paulo Câmara, do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), Roberto Montezuma, e autoridades, com a assinatura do Memorando de Entendimento do CAU com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU- Habitat). No período da tarde, serão proferidas duas palestras. A partir das 14h, “Os Desafios da Gestão Municipal no Contexto Nacional”.
  
Às 15h30, o arquiteto e urbanista colombiano Gustavo Restrepo, ex-gerente de projetos e planos de desenvolvimento urbano de Medellín, consultor e referência internacional na recuperação de áreas degradadas vai proferir a palestra “Planejamento Integrado como Estratégia de Transformação Urbana”. A mediação será feita pelo também arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Francisco Cunha, sócio fundador da TGI-Consultoria em Gestão e ativista da mobilidade a pé na cidade do Recife.

Nos dia 26/07, pela manhã e à tarde, serão oferecidas 21 oficinas temáticas (veja ao final). Dentre as diversas oficinas, como ocorre há vários anos, o Congresso dos Municípios abre espaço para a abordagem e discussão do tema Comunicação. Às 9h do dia 26/07, assessores de comunicação dos municípios, estudantes, jornalistas profissionais, gestores e o público em geral terão a oportunidade de ouvir as experiências e discutir o tema “A Comunicação e a Arte do Poder”, tendo como palestrantes o blogueiro Magno Martins; o publicitário, especialista em Marketing Político, escritor e professor universitário, José Nivaldo Júnior; o secretário executivo de Imprensa de Pernambuco, jornalistas, Evaldo Costa; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco, Juliano Domingues, também professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pesquisador e mestre em Ciência Política.

Plenárias com apresentação das práticas urbanas selecionadas pelo CAU serão realizadas no dia 27/07, pela manhã. Política energética, recursos hídricos e sustentabilidade estarão na pauta, com participação de representante do Ministério das Minas e Energia.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL