Hoje Dia de Combate ao Trabalho Infantil com ações no comércio de Olinda

Publicado em: 12/06/2017 08:17 Atualizado em: 12/06/2017 09:07

Dia de Combate ao Trabalho Infantil com ações no comércio de Olinda. Foto: Prefeitura de Olinda/ Divulgação
Dia de Combate ao Trabalho Infantil com ações no comércio de Olinda. Foto: Prefeitura de Olinda/ Divulgação
Técnicos da Prefeitura de Olinda realizam, nesta segunda-feira, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, uma ação em pontos comerciais e com moradores de rua da cidade. As abordagens tiveram início às 6h nas ruas do Sítio Histórico, com o objetivo de deixar claro que até os 13 anos de idade é totalmente proibido qualquer tipo de trabalho e que a contratação de trabalho infantil pode ser tipificada como crime. Uma equipe realiza também uma ação de panfletagem no semádoro da Rua do Sol, próximo à Praça do Carmo.

Na sexta-feira, um grupo formado por integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda e membros do Programa de Erradicação Trabalho Infantil (Peti) passou por bares, restaurantes, hotéis e outros pontos comerciais distribuindo panfletos informativos e afixando cartazes com mensagens preventivas, com o objetivo de alertar a população sobre o tema. Além disso, houve a abordagem social, em conversas com os moradores de rua.

A secretária executiva de Assistência Social, Mônica Ribeiro lembra a importância de denunciar quando uma criança está sendo explorada, não apenas sexualmente, mas também no trabalho infantil. "Criança tem que viver a vida de criança, que é brincar, se divertir e estudar, e não trabalhar", enfatiza.

O que diz a lei - A legislação brasileira estabelece que: até 13 anos está totalmente proibido o trabalho infantil; entre 14 e 15, é permitido apenas na condição de aprendiz; com 16 e 17 anos, é permitido como empregado, aprendiz, estagiário ou autônomo. Proibido para atividades noturnas, perigosas, insalubres ou prejudiciais à formação moral, psicológica ou intelectual.

Como denunciar o trabalho infantil:

Disque 100

Conselho Tutelar Região I:“ 3449-6075

Conselho Tutelar Região II: 3494-2120

Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS): 3429-2021

Ministério Público de Pernambuco - Olinda: 3182-3433



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL