Local Diario Urbano: faixa de areia de Jaboatão dos Guararapes volta a afinar

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 25/04/2017 07:35 Atualizado em:

Estava no roteiro. A orla de Jaboatão dos Guararapes passaria pelo processo de engorda e faixa de areia voltaria a afinar. Como previsto pelos especialistas, avisos vêm sendo dados neste sentido. Ou se age ou os cerca de 1,2 milhão de metros cúbicos de areia usados em 2103 serão tragados pelas marés. E o município diz observar o fenômeno de emagrecimento das praias para decidir como e quanto gastará. Ao contrário de quatro anos atrás, ele se depara com uma crise em que os cofres públicos federal, principal fonte financiadora da engorda, e o municipal estão no aperto. Não sobra alternativa. Além de fazer e refazer contas, o governo local terá de apressar articulações para obter recursos. Isso para impedir o sumiço da areia colocada nos 5,8 quilômetros de Barra de Jangada, Candeias e Piedade e, mais ainda, afastar o temor do retorno de um mar que engolia muros, piscinas e jardins. A engorda veio cercada de polêmicas, contudo é fato. Virou referência após décadas de promessas e projetos. Agora dispensa retrocesso.

Passou por cima
Ao girar à esquerda para margear a Praça da República, motoristas que trafegam pela Avenida Martins de Barros, em Santo Antônio, precisam redobrar a atenção. Ou redobram ou esbarram nos gelos-baianos colocados no recém-inaugurado eixo cicloviário que interliga o Marco Zero e a Fábrica Tacaruna.

Conta dos nove
O feriadão de Tiradentes foi a prova dos nove para quem utiliza a ciclofaixa em Brasília Teimosa. Ciclistas acreditam que apenas o poder da caneta, para multar, pode reduzir os estacionamentos irregulares. Fregueses de bares da orla deixavam os veículos na faixa destinada a bicicletas a qualquer hora.

Dos dois lados
A história se repete na Rua Rio Itororó, no Ipsep, nos domingos à noite. Fiéis de uma igreja evangélica estacionam os carros nos dois lados do logradouro. A faixa de rolamento fica estreita a ponto de a única linha de ônibus que circula no endereço, a linha Vila Ipsep, mudar de percurso a partir das 18h.

Fechando a rua

Seja no começo da manhã seja no meio da tarde, o cruzamento da Rua Professor João Medeiros com a Rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem, se tornou ponto de congestionamento. No sentido subúrbio/centro, os automóveis que pretendem dobrar para a Ribeiro de Brito formam filas dupla e tripla. Haja buzina.

Gesto cortês
No encontro das ruas Ribeiro de Brito e Visconde de Jequitinhonha, em Boa Viagem, agentes de trânsito pedem para os carros acelerarem e assim evitar retenções. Ao ver o sinal vermelho ontem, um condutor não seguiu. %u201CE eu vou lá confiar. Não quero ser multado%u201D. Seguiu somente depois de um %u201Cpor favor, senhor%u201D.

Remédios vencidos

A conversa de Flávio Lago com alunos da Escola Baby Mel, no bairro de Parmarim, às 8h de hoje, se encaixa na lição da aprendizagem pela atitude. Ele, um dos autores do livro Medicamento não é brinquedo, vai falar sobre o uso correto dos remédios e os alunos vão entregar produtos vencidos ou desnecessários.

Poste removido

A Celpe removeu um poste desativado da Avenida Osório Borba, em Piedade, Jaboatão. Avariado, o poste era motivo de reclamações de comerciantes e moradores. Quanto à lona próxima aos fios, a empresa esclarece não serem da rede elétrica. É sobra de um banner velho ainda existente na avenida.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL