CROWDFUNDING Projeto social estimula crianças a vivenciar o Recife O Dia do Brincar busca um financiamento coletivo a fim de expandir e realizar mais atividades ao longo deste ano

Por: Júlia Galvão

Publicado em: 15/03/2017 21:38 Atualizado em: 15/03/2017 22:15

Imagine um dia de encontros – onde crianças e adultos sejam estimulados a dialogar com as ruas e parques da cidade do Recife. Pensando nisso, o projeto social Lindeza, idealizado pela arteterapeuta em formação Gabriela Vasconcellos, desenvolveu o Dia do Brincar. A iniciativa, realizada desde 2016, vem se consolidando com o objetivo de incentivar a criatividade e autonomia de pais, filhos e gerações, propondo um momento de vivência entre a natureza, a cidade e as pessoas. Depois da realização de mais de dez ações em diferentes espaços do Recife, como o Pátio de Santa Cruz, o Parque Baobá, o Poço da Panela, a Praia dos Milagres, a proposta busca um financiamento coletivo a fim de expandir e realizar mais atividades ao longo deste ano.

Clique para ajudar



O Brincar é repleto de atividades simultâneas como contação de histórias, brinquedos populares e mesa das artes, tudo isso em parceria com os Agentes do Brincar, profissionais capacitados para orientar e estimular a criação. Gabriela lembra ainda que o brincar livre permite à criança inventar mundos, estimulando a criatividade e a imaginação, além de desenvolver questões emocionais, afetivas, físicas, motoras e sociais. “Sair das caixinhas, conhecer texturas, saber a diferença dos cheiros, cores e sabores. Experienciar! As grandes cidades estão precisando voltar a ser ocupadas pelas pessoas, para que assim elas possam interagir com o outro, conhecer e cuidar melhor do lugar onde vivem. Esse financiamento é uma forma de contribuir diretamente para a construção dessa cidade em que queremos viver e como queremos vivê-la”, ressalta.

O crowdfunding do Brincar, feito pela plataforma vakinha.com.br, propõe a realização de mais seis Dias do Brincar ao longo do primeiro semestre de 2017. O valor arrecadado terá a finalidade do pagamento do pessoal envolvido no projeto, que engloba os Agentes do Brincar (3 por encontro - formados pelo IPA Brasil). "Além disso, temos os custos de produção; sempre fechamos a rua junto a prefeitura para garantir mais liberdade e segurança, compramos brinquedos e todo o material usado na mesa de artes”, explica Gabriela. No ano passado, os Dias do Brincar foram realizados voluntariamente por todos os profissionais.

A Vakinha será encerrada no dia 31 de março e todo dinheiro arrecadado será investido no projeto.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL