Contra reformas Greve geral: escolas de PE aderem à paralisação; veja quem para Profissionais da educação vão cruzar os braços às 9h desta quarta-feira

Por: Anamaria Nascimento - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/03/2017 20:16 Atualizado em: 14/03/2017 21:27

Escolas públicas e privadas do estado deixarão de funcionar nesta quarta. Foto: Brenda Alcântara/Esp.DP.
Escolas públicas e privadas do estado deixarão de funcionar nesta quarta. Foto: Brenda Alcântara/Esp.DP.
Contrários às reformas previdenciária e trabalhista propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB), professores de Pernambuco prometem cruzar os braços nesta quarta-feira (15). Os profissionais vão participar de um ato na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, marcado para as 9h. Um protesto foi marcado para as 14h na Praça do Derby, área central do Recife. De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE), 20 municípios confirmaram presença na manifestação.

A greve também foi confirmada em outros estados e cidades do país. O ato foi convocado pelas centrais sindicais e movimentos populares contra a reforma da previdência e em defesa do piso salarial dos professores. A paralisação, no entanto, deve afetar o transporte de passageiros. Os rodoviários não vão parar. Já os metroviários vão aderir parcialmente à greve nacional.

Saiba quem promete parar amanhã em Pernambuco:

Metroviários

"Nesta quarta (15/03), devido à decisão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco de aderir ao Dia Nacional de Paralisação, as Linhas Centro e Sul do metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação.  A decisão foi tomada pela Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de modo a minimizar os transtornos para os usuários.  A partir da quinta, 16, a circulação de trens voltará ao habitual, das 5h às 23h", informou a CBTU.

Rodoviários
Procurado pelo Diario, o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco informou que o serviço de transporte público não será paralisado nesta quarta-feira.  

Escolas municipais
De acordo com o Sinpro-PE, a paralisação desta quarta-feira deve deixar pelo menos 19 municípios sem aulas. São eles: Garanhuns, Palmares, Catende, Paudalho, Passira, Buenos Aires, Bezerros, Caetés, Ibirajuba, São Caetano, Sairé, Pombos, Lagoa dos Gatos, Palmeirinha, Agrestina, Jatobá, Custódia, Betânia, Petrolândia e Vicência.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), três sindicatos municipais confirmaram adesão dos professores ao movimento: Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Para a capital pernambucana, o Sindicato Municipal dos Professores do Ensino Oficial do Recife (Simpere) tambpem confirmou a presença dos profissionais da rede. "Aqui no Recife não será diferente: faremos uma assembleia unificada com a educação estadual e um ato unitário histórico exigindo pagamento de 100% do piso, contra as reformas e por valorização salarial da categoria", informou o sindicato.

Escolas estaduais
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) também confirmou adesão ao movimento nacional. Nesta terça-feira (14), os núcleos regionais do Sintepe mobilizaram os trabalhadores da educação estadual para a participação na greve.

Escolas privadas
De acordo com o Sinpro-PE, é esperada a adesão de professores de escolas particulares do estado ao movimento. De acordo com o sindicato, os colégios Salesiano, do Recife, e Academia Santa Gertrudes, de Olinda, liberaram os profissionais para participarem dos atos.

Confira nota do Colégio Salesiano:

Prezados Pais e Responsáveis,

como sabem, está sendo convocada uma paralisação geral amanhã, dia 15 de março, em todo Brasil. Ainda não temos certeza da repercussão desta, em Pernambuco, mas já sabemos que algumas categorias irão aderí-la.

A escola, como local da prática do debate, espaço democrático onde todas as vozes devem ser escutadas e, criticamente, ponderadas, buscou escutar os educadores que manifestaram sua adesão a esse momento, tendo em vista o período conturbado em que estamos atravessando em nosso País, especialmente diante do quadro de corrupção, onde diante de inúmeros fatos que nos fazem ficar, a cada dia, estarrecidos. Será votado a PEC nº 281/2016, que versa sobre a Reforma da previdência, com pontos que nos atinge diretamente: alteração nos prazos da contribuição previdenciária, alterando-se a idade mínima para aposentadoria e aumentando o tempo de contribuição para que se possa receber a aposentadoria integral, como também, a extinção ao direito à filantropia a que muitas instituições beneficentes e de caridade tem direito, fazendo com que inúmeras atividades de ajuda aos mais carentes, sejam obrigadas a fecharem as portas, deixando de atender, através de seu trabalho, milhares de crianças, jovens e adultos que não são assistidos pelos órgãos governamentais.

Já está confirmado, manifestação dos professores da rede pública, através de carta enviada pelo SINPRO: “As escolas públicas deverão suspender as aulas, no dia 15, sendo que, no turno da manhã, o Sinpro Pernambuco integrado com mais 6 Sindicatos que representam a educação no Estado estão convocando todos os professores para se concentrarem na Praça Oswaldo Cruz, no Recife, às 9h, para a grande assembleia/ato que deflagrará a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO”.

Por tudo isso, após ter escutado a comunidade educativa, tendo recebido várias ligações de pais preocupados com a situação, o Colégio Salesiano Sagrado Coração, suspenderá suas atividades, amanhã, dia 15 de março, para que todo cidadão tenha o direito preservado de exercer sua cidadania. Portanto não haverá aulas, tempo integral, bilíngue e esportes. As Avaliações parciais que estão sendo realizadas, serão transferidas para próxima quarta-feira, dia 22 de março.

Temos consciência que haverá certas dificuldades na organização familiar, mas precisamos primar também pela segurança de todos, pois sabemos, que em momentos de paralisação, muitas pessoas alheias aos verdadeiros propósitos e objetivos destes movimentos, se aproveitam para arruaças.

Agradecemos a compreensão de todos e esclarecemos ainda, que o ano letivo exigido por lei é o cumprimento de 200 dias letivos e nosso calendário ultrapassa essa quantidade, não havendo prejuízo pedagógico para nenhum de nossos alunos.

Desejamos a todos tranquilidade, atitudes pacíficas e um olhar sobre o bem comum, buscando melhorias para todo o povo brasileiro.

Atenciosamente,
Equipe de Direção

Veja comunicado da Academia Santa Gertrudes:


Prezados Pais

Estamos vivendo um período conturbado em nosso País. No próximo dia 22 deste mês, o Congresso Nacional colocará em votação a PEC nº 287/2016, que versa sobre a Reforma da Previdência, assunto que coloca toda a população brasileira em uma situação muito delicada.

Dentre as propostas descritas na Emenda Constitucional dois pontos nos tocam sensivelmente: O primeiro, e o mais importante, refere-se a todos os brasileiros trabalhadores que terão suas aposentadorias afetadas pela alteração nos prazos de contribuição à previdência e idade mínima para aposentar-se (a proposta do governo é estabelecer uma idade mínima de 65 anos, tanto para homens como para mulheres e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos, sendo que para receber o valor da aposentadoria integralmente, os trabalhadores deverão contribuir com a previdência por 49 anos). O movimento sindical e social se opõe à aprovação da referida proposta de emenda constitucional. Outro tema em discussão é a extinção do direito à filantropia, direito adquirido de muitas instituições beneficentes como escolas, hospitais, universidades, centros sociais, entre outros, que seguem rigorosamente as exigências legais.

Após reunião com a Comunidade Escolar, resolvemos aderir à Paralisação Nacional que acontecerá nesta, quarta-feira – 15/03 – e, por este motivo, suspenderemos todas as nossas atividades.

Retornaremos com nossas atividades pedagógicas na quinta-feira, 16 de março. Posteriormente divulgaremos a data para a reposição das aulas.

Contando com a compreensão de todos,

Atenciosamente,
Irmã Adélia Miranda
.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL