Carnaval Clube Vassourinhas vai comemorar seus 105 anos nas ruas de Olinda Festa será no dia 21 e tem saída programada para 19h, da frente da sede, no Largo do Amparo

Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/02/2017 11:06 Atualizado em: 16/02/2017 12:48

Predisente do clube, Erivelto Paes Barreto, está à frente da organização da festa. Foto: Igo Bione/Esp/DP
Predisente do clube, Erivelto Paes Barreto, está à frente da organização da festa. Foto: Igo Bione/Esp/DP
Há mais de um século, o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda tem a missão de “varrer” a tristeza das ruas de Olinda. Fundado no dia 21 de fevereiro de 1912, o clube completará 105 anos de atividade e vai comemorar a data com festa. Apesar da sede da agremiação, no Largo do Amparo, está proibida por recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de abrigar eventos que incomodem a vizanhaça, o presidente do clube, Erivelto Paes Barreto, está organizando um desfile pelas ruas do Sítio Histórico para celebrar o aniversário do clube. O evento tem saída programada para 19h do dia 21, da frente da sede.

“Apesar de todas as dificuldades financeiras, vamos colocar o clube na rua. A festa do aniversário vai ser comemorada com Vassourinhas pelas ruas do Sítio Histórico. Em todos esses anos, o clube nunca deixou de desfilar. Estamos esperando o estandarte dos 105 anos ficar pronto para sair às ruas no dia do nosso desfile, que é sempre no domingo de carnaval. Nossa saída será do Largo do Guadalupe e vai seguir até o Varadouro”, contou Erivelto. A agremiação costumava desfilar com fantasias luxuosas, que este ano estarão fora da apresentação por falta de verba. No entanto, os passistas da Companhia Brasil por dança já estão com o frevo na ponta dos pés para dançar ao som da orquestra que puxará o Vassourinhas.

O problema de falta de dinheiro não é particularidade apenas do Vassourinhas. As demais agremiações que animam as ruas de Olinda também sofrem do mesmo mal. Ciente da situação, o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto Sobral, que assumiu a pasta na semana passada, garantiu que irá se reunir com os presidentes dos tradicionais blocos, clubes e troças do carnaval olindense para discutir reajustes para os valores repassados pela prefeitura para o carnaval do próximo ano. “Eles recebem uma subvenção no valor de pouco mais de R$ 12 mil para todas as despesas. Diante da grandiosidade das agremiações, esse valor é baixo. No entanto, para este ano, não temos como alterar o repasse”, explicou Sobral.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL