Direitos Humanos Gestos terá atendimento jurídico e assistência social de graça para população LGBTTI

Publicado em: 18/01/2017 22:26 Atualizado em:

Dentro das atividades em comemoração do Dia Nacional da Visibilidade Trans, lembrado no próximo dia 29, a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero vai lançar o serviço de assessoria jurídica e assistência social gratuita para a população LGBTTI da Região Metropolitana do Recife. Na próxima semana, várias atividades estão programadas para reforçar a luta por direitos dos travestis e das mulheres e dos homens trans.

Os atendimentos gratuitos fazem parte do projeto “Direitos sexuais são direitos humanos: promovendo cidadania LGBTTI em Pernambuco”, realizado em parceria com a Fundação Ford. “Em 2015 foram feitas 1.983 denúncias no Disque 100 relacionadas a casos de violência contra a população LGBTTI no Brasil. Em 2016, foram registradas mais de 300 mortes violentas. E destas, 195 foram em locais públicos. O novo serviço da Gestos vem para enfrentar esta situação e contribuir para mudar esta realidade”, destaca a advogada Laura Kerstenetzky, responsável pela ação.

Até junho do ano passado, última vez em que os dados foram atualizados, o Disque 100 do Governo Federal havia recebido 879 denúncias no Brasil de violência contra a população LGBTTI. De Pernambuco, foram registrados pelo serviço 34 casos no mesmo período. “A Secretaria de Defesa Social nunca publicou nenhum dado oficial sobre violência LGBT em Pernambuco, apesar da lei 12.876, de 2005, que obriga a coleta de dados sobre a violência contra a população LGBT ter sido homologa desde 2013. Pernambuco é o quarto estado mais violento, com 22 mortes em 2015. A falta de informações dificulta a elaboração e a aplicação de políticas públicas”, completa Laura Kerstenetzky. Os estados com maior número de mortes violentas são São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.

O serviço será oferecido por Laura, advogada especializada em direitos humanos, pós-graduada pela UFPE, que atua defendendo direitos das pessoas LGBTTI desde 2013. Ela fará os atendimentos com Jair Brandão, gestor e militante na área de direitos humanos e HIV/Aids há 22 anos. O Serviço de Assessoria Jurídica e Assistência Social é gratuito e contará com uma equipe multidisciplinar, composta também por assistente social, psicólogos e educadores. O objetivo é atuar na promoção do direito das pessoas LGBTTI, consolidar estratégias de controle social e enfrentar barreiras como a LGBTfobia e a violência de gênero.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL