Local Diario urbano: estendido prazo para elaboração dos planos de saneamento e mobilidade

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 17/10/2016 08:15 Atualizado em: 17/10/2016 08:50

As queixas dos municípios se sucederam. E foram ouvidas. O governo federal estendeu, no ano passado e agora, os prazos para a elaboração dos planos locais de saneamento básico e de mobilidade urbana. Tomara que as novas datas – dezembro de 2017 para o plano de saneamento e abril de 2019, mobilidade – sejam cumpridas. Em geral, a choradeira das prefeituras era justificável. Reclamavam da falta de recursos humanos e financeiros, principalmente as cidades de menor porte, onde o corpo técnico especializado inexiste ou se resume a raras cabeças. Ouvidas as queixas, o que inclui a ajuda da União para acesso aos especialistas, aos prefeitos não cabem novas reclamações. As verbas continuarão limitadas, contudo o priorizar dos planos de saneamento e de mobilidade urbana deve ser encarado como investimentos para a melhoria da qualidade de vida. Essa matemática já foi explicitada no passado. Para cada centavo gasto em planejamento, outros virão de retorno. Os mandatários municipais devem ter isso em mente. E acabar com o improviso.

Festas no parque
Sem dúvida o Parque da Jaqueira é a maior “casa de festa” do Recife. Casa popular. No último sábado, por volta das 17h, leitor da coluna contou 18 piqueniques com bolos de aniversários, salgadinhos, doces, refrigerantes e balões.

Com mobiliário
Duas das 18 festas realizadas nas gramas do Parque da Jaqueira, no último sábado, fez muita gente parar. E ficar com água na boca. Pais dos aniversariantes montaram banquetes de doces e salgados finos em meses e aparadores.

Calçada exemplar
A intervenção na calçada na Rua Manoel Pereira, Boa Vista, ratificou a afirmação de urbanistas de que a melhora na mobilidade independe quase sempre de grandes obras. Bastou um piso em alturas diferentes para proteger as raízes da árvore.

Paredes rachadas
O estado do imóvel da esquina das ruas da Harmonia com a Copatana, em Casa Amarela, tende a se agravar sem manutenção. Rachaduras nas laterais da casa têm aumentado e as telhas, protetoras da alvenaria, ficam cada vez mais escassas.

Despejo de resíduos
Se observado pela Rua Copatana, o casarão da esquina da Rua da Harmonia é um amontoado de lixo e de paredes semidestruídas. Furtaram telhas e portas dos cômodos do quintal e fizeram deste um ponto de despejo de metralha.

Prevenção às drogas
Dois Unidos, a partir de hoje, entra na lista dos bairros em que estudantes são preparados como multiplicadores de prevenção às drogas pelo governo municipal. Trinta pessoas, de 17 a 24 anos, estão inscritas na turma.

Racismo institucional
Atual e necessária é a formação sobre “racismo institucional” da qual participam, amanhã, 25 policiais militares. O treinamento, realizado pelo Gajop e apoiada, do Instituto Humanitas, será no Espaço Loyola da Unicap.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL