Local Diario urbano: desordem nas estações do BRT

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 26/09/2016 10:19 Atualizado em:

As linhas da sobrevivência e de controle dos equipamentos públicos se cruzam nos pontos de embarque e desembarque do sistema de transporte público. De forma mais intensa nos dias úteis e nas manhãs dos sábados e, desnecessariamente, desordenada. Ao se observar o que ocorre nas estações do BRT, como costumeiramente faz o leitor Márcio Moreira, registra-se um descuido com lugares que por regra deveriam ser ocupados pelos passageiros. Na estação da Avenida Guararapes, em Santo Antônio, ambulantes depositam caixas em pontos estratégicos, dificultando o deslocamento dos passageiros em horas de pico. O mesmo acontece em estações próximas ao Shopping Tacaruna e no Derby. Sempre sob a indiferença de fiscais e seguranças, que poderiam, no mínimo, pedir para os vendedores ocuparem lugares mais distantes das portas ou se distanciarem das catracas. Como nem sequer essas orientações vêm – e menos ainda o cumprimento da norma proibitiva do comércio informal –, a conclusão habitual dos usuários das estações – o mesmo vale para os trens – é de descuido ou de conivência com o caos.

Sinal de alerta
Faria bem ao trânsito a criação de vaga específica para táxis na calçada do novo fórum trabalhista do Recife, na Imbiribeira. Taxistas, antes das 7 horas, param os veículos na pista junto à calçada. Acreditam que tudo se resolve com as luzes de alerta acesas.

Campeã de dengue
Tese de mestrado de Henrique dos Santos Ferreira, em geografia pela UFPE, reforça o que indicavam as estatísticas. A liderança dos morros da Zona Norte em casos de dengue se dá por terem os piores indicadores socioeconômicos do Recife.

Motivos de epidemia

Os aspectos socioeconômicos são condicionantes na formação e evolução das epidemias de dengue, diz Henrique dos Santos Ferreira. Em outras palavras, educação, renda e habitação estão relacionadas a saneamento, higiene a abastecimento d’água.

A céu aberto
Donos de cães da Ilha de Itamaracá confundem o conceito de praia como espaço democrático com espaço sem normas. Daí, a repetição de flagrantes desse tipo. As areias de Jaguaribe são usadas como banheiro público de cachorros.

Parece prisão

Agentes de segurança que visitam a Escola Municipal Gildo Veríssimo, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, se assustam com a estrutura física. Com portas e janelas lacradas por alvenaria, salas de aula lembram celas de presídios e penitenciárias.

Fere a lei

Ao terem portas e janelas fechadas com tijolos, devido a três roubos neste ano, as salas de aula da Escola Municipal Gildo Veríssimo ficaram com apenas um acesso. Entrada e saída é pelo mesmo lugar, contrariando as regras de combate a incêndio.

Lugar de doação

A recepção da Secretaria de Habitação de Pernambuco, na Rua Odorico Mendes, em Campo Grande, virou ponto de coleta de brinquedos novos e usados. Produtos vão para a festa das crianças da Escola Comunitária Mundo Infantil do Chié.

Dias de entrega

Brinquedos para a festa das crianças da Escola do Chié, em Campo Grande, podem ser doados até 11 de outubro. No ano passado, campanha semelhante da Secretaria de Habitação arrecadou cerca de 200 brinquedos e materiais escolares.



TAGS: brt estacoes
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL