Pernambuco Campanha de vacinação abre dia D com mais de dois mil postos participantes

Publicado em: 24/09/2016 11:36 Atualizado em: 24/09/2016 15:33

Público alvo da campanha são recém-nascidos até 4 quatros anos e dos 9 aos 14 anos; postos abriram às 8h. Foto: Karina Morais/Esp. DP
Público alvo da campanha são recém-nascidos até 4 quatros anos e dos 9 aos 14 anos; postos abriram às 8h. Foto: Karina Morais/Esp. DP
 

Os 2.347 postos de saúde de Pernambuco estão abertos neste sábado atendendo a população do estado no dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta. O evento tem como público alvo crianças recém-nascidas até os quatros anos de idade e dos nove aos 14 anos (adolescentes). Os postos abriram às 8h e seguem até às 17h.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, a ação é voltada para crianças e adolescentes que não foram vacinados ou que estão com os esquemas de imunização incompletos. Eles compõem o grupo prioritário da campanha, uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O objetivo é reforçar a importância da vacinação para esse público-alvo. A campanha, iniciada no dia 19 de setembro, segue até o dia 30 de setembro.

Serão ofertadas as vacinas que combatem a hepatite B; o sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral); o HPV (somente para meninas) e o tétano, entre outras. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar as necessidades de cada criança e adolescente. “Nossa ideia é trazer o adolescente para as unidades básicas de saúde, já que habitualmente ele não procura o posto. Essa é uma forma de trazê-los para atualizar a vacina contra o HPV, já que estamos com baixa cobertura”, explica Ana Catarina Melo, coordenadora do programa de imunização em Pernambuco.

Recomendações

Para menores de cinco anos são recomendadas algumas vacinas. Entre elas,  BCG, pentavalente, VIP e VOP (poliomielite), rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Para o público de nove anos a 15 anos, há recomendação para imunização com tríplice viral, dT (difteria e tétano), e HPV.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL