Educação integrada Programa para reduzir repetências nas escolas Aposta do governo do estado é para evitar a evasão escolar e diminuir os índices de estudantes que estão repetindo de ano

Por: Max Felipe - Especial para o Diario

Publicado em: 29/06/2016 07:26 Atualizado em:

Com a intenção de preparar melhor os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental nos municípios, o governo de Pernambuco lançou ontem o Programa Educação Integrada. Uma das metas do programa é reduzir os índices de repetência e abandono escolar. O projeto piloto vai atender 15 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Litoral Sul, Agreste e Sertão do estado, a partir de 2017.

Pernambuco ocupa o quarto lugar no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é levar o que já está sendo feito nas escolas do estado para os municípios. “Nosso trabalho envolve qualificar a pré-escola, ajudar os municípios a construir estratégias para a melhoria do processo de alfabetização e implantar uma escola de horário integral em cada uma dessas cidades. Queremos usar nossa experiência para aperfeiçoar as gestões dos municípios”, detalhou o secretário de Educação do estado, Fred Amâncio.

Para o projeto piloto serão atendidas 95 mil crianças e adolescentes de 444 escolas dos 15 municípios escolhidos a partir dos critérios educacionais e socioeconômicos avaliados. De acordo com o Ideb, na RMR, o município de Camaragibe é o que apresenta o maior índice de reprovação. De cada 100 alunos, 17 não foram aprovados. No Sertão, o maior índice de reprovação é do município de Arcoverde, de cada 100 alunos, 11 foram reprovados. Uma das metas do programa é justamente reduzir os índices de repetência escolar.

O projeto lançado ontem será dividido em quatro etapas: qualificação da educação infantil, gestão escolar, alfabetização na idade certa e implantação de escolas integrais. Com isso, pretende elevar os índices educacionais dos alunos da rede pública. As escolas com tempo integral serão implantadas em 2017. “O estado evoluiu muito nos últimos anos no ensino médio e agora queremos dar este salto no ensino fundamental”, disse o secretário de Educação, Fred Amâncio.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) será responsável pela cooperação técnica. “Hoje o Brasil tem uma legislação sólida, mas se olharmos com cuidado observamos que crianças e adolescentes ainda estão fora do contexto da educação. Para reverter essa situação, o nosso time está preparado para entrar nessa missão e uma das nossas tarefas começa aqui”, comentou a chefe do escritório do Unicef no Recife, Jane Santos. “Não existe nada mais transformador que a educação. Essa ideia surgiu numa conversa com o vice-governador, em contribuir com a melhoria do ensino básico de crianças e adolescentes, além de ampliar essa parceria no futuro”, destacou a diretora-presidente do Grupo Neoenergia. No estado, o grupo é representado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

De acordo com o governador Paulo Câmara, após os resultados do projeto piloto, o objetivo é expandir o programa em todas as cidades. “Começamos a desenhar em 2014, onde havia a necessidade de integrar estados e municípios. Sabemos que sem educação não há avanços para melhorar a saúde e segurança, por isso precisamos incrementar uma política de estado”, afirmou Câmara.

O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, se pronunciou em nome de todos os prefeitos na cerimônia no Palácio. “Pernambuco é referência no ensino médio do país e agora pretendemos ser modelo no ensino fundamental.”

KITS
Durante a cerimônia de lançamento do programa, o Instituto Natura anunciou a doação de kits com livros e brincadeiras para inovar as aulas. As atividades educativas serão uma ferramenta de auxílio aos pais e professores, tanto na alfabetização quanto em momentos de lazer da criança. Segundo David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, um dos objetivos é incentivar a criação de jogos e meios de dinamizar o aprendizado.

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