Procedimentos Mobilização para agilizar diagnósticos de microcefalia acontece neste sábado O Hospital Barão de Lucena, localizado na Iputinga, receberá 100 crianças de 42 municípios do estado

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/05/2016 17:13 Atualizado em: 27/05/2016 17:19

Nova mobilização promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) beneficiará cerca de 100 crianças com suspeitas de microcefalia. Neste sábado, a partir das 9h, no Hospital Barão de Lucena, uma equipe multidisciplinar irá agilizar o atendimento e diagnóstico dos casos. De acordo com o último boletim da SES, 72,5% das 1.968 crianças notificadas com microcefalia em Pernambuco já tiveram seus diagnósticos concluídos, sendo 1.068 casos descartados.

Serão recebidas crianças de 42 municípios que compõem a I e III Gerência Regional de Saúde (Geres) e incluem cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata Sul do Estado. Todas passarão por avaliação de neuropediatras e, caso seja necessário, elas serão submetidas a diversos exames, como ultrassonografia, tomografia e LCR,que recolhe o líquido cefalorraquidiano dos bebês. Os procedimentos acontecerão no próprio hospital.

Os bebês terão acesso a uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diferentes áreas da saúde, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Profissionais da SES também darão suporte às ações.

Essa é mais uma etapa da mobilização que já havia sido realizada no Recife e nos municípios de Caruaru e Petrolina. Ao todo, 552 crianças foram atendidas. Desse total, 497 tiverem a suspeita de microcefalia descartada. Outras 45 tiveram diagnóstico confirmado e 10 continuam em investigação.


Microcefalia
De acordo com a SES, de 1º de agosto de 2015 até o dia 21 de maio de 2016, 1.968 casos de microcefalia foram notificados apenas no estado deem Pernambuco. Desse total, 843 (42%) casos atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia. Ao todo, 359 foram confirmados com microcefalia e 1.068 foram descartadas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL