Mosquito Game ensina criança a combater o Aedes aegypti

Por: Max Felipe - Especial para o Diario

Publicado em: 30/04/2016 08:22 Atualizado em:

Cinco alunas da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no Espinheiro, desenvolveram um jogo para ensinar crianças entre 5 e 14 anos a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O Focus Game coloca o usuário na posição de protagonista para eliminar objetos na sua própria casa que podem causar a proliferação do mosquito. Outro objetivo do jogo é conscientizar sobre a reciclagem.

O projeto foi criado por Paula Soares, Débora Natascha e Maria Luíza, todas de 16 anos, além de Malu Cavalcanti, 17, e Alice Santana, 18. Hoje, às 9h, elas participam do Pitch Regional Recife, etapa estadual do Technovation Challenge, maior competição de tecnologia para meninas do mundo, na Escola Cícero Dias, em Boa Viagem. A etapa nacional será online, no próximo mês, e as finalistas concorrem a US$ 10 mil e uma viagem à Califórnia, nos Estados Unidos, para conhecer empresas como Google, Twitter e Yahoo.

Desenvolvido no Centro de Inovação da Microsoft na Etepam (MIC Etepam), o Focus Game está disponível gratuitamente na Play Store para dispositivos Android. “O game busca dar às crianças uma introdução sobre como se prevenir na vida real, evitando focos como água parada e caixas d’água abertas”, explica Paula.  
O próximo passo é expandir as ações para vendas em escolas particulares e públicas, onde será fornecida uma versão desktop que o professor pode trabalhar em sala de aula, alterando e escolhendo o cenário, segundo a mentora da equipe, Lhais Rodrigues, 19, ex-aluna da Etepam e estudante do Centro de Informática da UFPE.

estímulo
O Technovation Challenge desafia meninas entre 10 a 18 anos a elaborar aplicativos que resolvam problemas da sua comunidade, criando também um plano de negócio para investidores. “O aplicativo deve estimular relacionamentos entre pessoas, organizações e governos”, disse Francinildo Kleyson, coordenador do MIC Etepam.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL