Saúde Infectologistas alertam para aumento de casos de gripe H1N1 em Pernambuco Quadros virais semelhantes aos das arboviroses dificulta diagnóstico e gera alerta maior para os idosos

Publicado em: 17/03/2016 09:31 Atualizado em: 17/03/2016 11:40

Nas últimas semanas, os infectologistas têm notado um número expressivo de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), mais conhecida como gripe H1N1. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), este ano 32 casos suspeitos da doença foram notificados. Até o momento, apenas um deles foi confirmado. O paciente, um homem jovem, evolui bem e já teve alta médica. 

De acordo com o infectologista Felipe Prorrasca, esse aumento de casos de gripes graves chama atenção porque não é época esperada do ano. Geralmente as pessoas são mais acometidas no meio do ano, durante o inverno. Segundo ele, além" das várias infecções virais prevalentes de dengue, zika, chicungunhya, crescendo de forma epidêmica, há bolsões de surto de gripe tanto do tipo influenza e do H1N1, mais graves, mas não como o ocorrido nos surtos dos anos de 2009 e 2010.

A lotação das emergências com pacientes com quadros virais semelhantes também estaria dificultando a identificação das gripes, com alerta maior para os idosos. O médico indica redobrar a a atenção para os sintomas cobre febre alta, dor no corpo, corisa, obstrução nasal e, a partir do terceiro ou quarto dia, falta de ar. " O desconforto respiratório deve ter uma investigação maior para definir quadro pulmonar", acrescentou.

No Brasil, este ano foram notificados 51 casos, com seis mortes, sendo uma no Mato Grosso do Sul e cinco em São Paulo.

Confira os números de casos de H1N1 em Pernambuco:

 

2016
32 casos notificados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desses, 1 foi confirmado por influenza A H1N1 (paciente evoluiu bem)

2015
1.031 casos notificados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), nenhum confirmado por influenza A H1N1

2014
1.210 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desses, 2 foram confirmados como influenza A H1N1

Com informações da TV Clube



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL