Epidemia Pesqueira já teve 789 notificações de dengue, 28 de chikungunya e quatro de Zika Nesta quarta, uma adolescente Xucuru morreu por Síndrome de Guillain-Barré. Para prefeito, quem culpa a gestão pública "tem diarreia na boca"

Publicado em: 07/01/2016 17:10 Atualizado em: 08/01/2016 10:56

Desde o início da manhã, muitos pacientes aguardam atendimento no hospital. Foto: Rosália Vasconcelos/DP
Desde o início da manhã, muitos pacientes aguardam atendimento no hospital. Foto: Rosália Vasconcelos/DP

Um dia após a morte da adolescente Xukuru Danielle Marques de Santana com Síndrome de Guillain-Barré e histórico de febre Chikungunya, o Hospital Lídio Paraíba, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, não para de receber pacientes. Dezenas de pessoas lotam a unidade de saúde em busca de diagnóstico. A demanda é tamanha que tem paciente aguardando atendimento desde as 11h. Em entrevista para uma rádio local, o prefeito de Pesqueira, Evandro Maciel Chacon (PSB), declarou que quem culpa a gestão pública "tem diarreia na boca".

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a cidade concentra 789 notificações de dengue com 739 casos confirmados. Considerando o Zika vírus, são quatro notificações e todas em investigação. Sobre chikungunya, são 28 casos notificados, um caso confirmado e sete descartados.

Para Evandro Maciel Chacon, as epidemias não são superadas apenas com a ação do poder público. "É aquilo que a gente sempre diz: tem gente que tem prisão de ventre no bolso e diarreia na boca. Para falar, nunca vi. Agora para trabalhar e ajudar, não tem tempo. Ou a sociedade é participante ou participa ou vai ser muito difícil (sic)", disparou.

"Esta sociedade está se dissolvendo. Ninguém está fazendo o seu dever de casa. A pessoa critica, mas talvez na casa dele não tenha feito nada. Fica todo mundo falando um do outro e não age dentro da própria casa. Anteciperam com um ano as eleições e estão trazendo as consequências. Estamos administrando o município, mas isso não impede que a sociedade faça a sua parte. Temos que convocar o povo a participar se não é o próprio povo que vai sofrer. ", concluiu.

Dona Josefa Lucimário, 35, se queixa de fortes dores nas articulações.
Dona Josefa Lucimário, 35, se queixa de fortes dores nas articulações.


Pernambuco
Até o dia 26, foram notificados 140.872 casos de dengue (50.036 confirmados) distribuídos em 185 municípios. Isso representa um aumento de 622,46% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 19.499 casos suspeitos, confirmando 7.028 desses.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL