Chuvas Alguns bairros do Recife sem energia elétrica há mais de 15 horas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/01/2016 08:26 Atualizado em: 30/01/2016 09:18

Árvores caídas e queda do fornecimento de energia foram transtornos causados pelas chuvas desta sexta-feira (29). Crédito: Hesíodo Góes/DP
Árvores caídas e queda do fornecimento de energia foram transtornos causados pelas chuvas desta sexta-feira (29). Crédito: Hesíodo Góes/DP
As fortes chuvas da tarde desta sexta-feira (29) deram uma trégua, mas os transtornos não foram resolvidos completamente. Pontos da cidade permanecem sem energia elétrica e árvores caídas ainda não foram 100% retiradas da rua. Os recifenses utilizam as redes sociais para relatar as queixas. Na página da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), moradores de bairros como Boa Viagem, Boa Vista, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Água Fria, Espnheiro, Graças e Aflitos, por exemplo, já reclamam que o fornecimento de energia elétrica foi interrompido às 16h de ontem e ainda não foi restabelecido.

Em comunicado, a Celpe afirmou que foi ampliado o número de equipes de prontidão que estão atuando na recomposição da rede elétrica, danificada pela intensidade dos ventos. "Diante dos danos provocados e da complexidade dos serviços para restabelecer a energia, estamos concentrando todos os esforços para normalizar o fornecimento com a maior brevidade possível. Os trabalhos avançaram durante a madrugada e manteremos os profissionais mobilizados até a regularização total de todas as áreas afetadas."

A Celpe solicita aos clientes que durante a comunicação de falta de energia tenham sempre à mão o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências. O alerta vai para os casos de fiação partida por quedas de árvores ou raios: "a concessionária orienta a manter distância do fio, isolar a área e acionar, imediatamente, a empresa pelo 0800 081 0196. A Celpe se coloca à disposição."

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), o Recife esteve sob o efeito de um sistema atmosférico denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que causou ventos de até 80 km/h. Por causa dos fortes ventos, três voos precisaram ser desviados do Aeroporto Internacional do Recife. Ainda nesta tarde, foi registrada  a precipitação de  60 mm em seis horas, o equivalente a 19 dias do previsto para o mês de Janeiro.


Árvores
A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, até às 22h de ontem (29/01), foi contabilizada a queda de 77 árvores. Destas, 30 haviam sido removidas, priorizando as que estão interrompendo o fluxo de veículos nos principais corredores viários. Além das árvores, as equipes da Prefeitura do Recife registraram danos a fachadas e coberturas de edificações, telhados, placas e outdoors.

As equipes do órgão foram ampliadas e estão atuando no atendimento das ocorrências. Elas estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, vistoriando os principais pontos de alagamento e intensificando as ações nas partes mais baixas do Recife. Para executar os serviços, a Emlurb conta com o suporte de muncks, caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL