Combate Paulo Câmara terá audiência com Dilma sobre Aedes aegypti Governador vai sugerir a implantação de um plano estadual para enfrentar as doenças transmitidas pelo mosquito

Publicado em: 26/11/2015 08:05 Atualizado em:

Governador solicitou audiência em caráter de urgência. Encontro será em Brasília. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Governador solicitou audiência em caráter de urgência. Encontro será em Brasília. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

O governador Paulo Câmara terá uma audiência nesta quinta, às 11h, com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. O gestor solicitou o encontro ontem, em caráter de urgência, para discutir o aumento no número de casos de microcefalia no estado. No pedido, ele frisou que a "doença tem acometido bebês nascidos em Pernambuco – já com 487 notificações entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro". O gestor também classificou a situação como "gravíssima." Câmara quer conversar com a presidente sobre as bases do Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos), ao qual o governador considera imprescindível o apoio de Dilma.

Preocupado também com a dengue, Paulo Câmara relatou à presidente o aumento das notificações em 580% este ano, em comparação com o mesmo período de 2014. Ele frisou que somente em 2015 foram registradas 117.250 notificações e que há 61 municípios com risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia, como é o caso do Recife. 

"Preocupa-nos, ainda, senhora presidente, o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no estado de Pernambuco, em agosto de 2015, já temos, hoje, 785 casos notificados, fato que nos aponta a urgente necessidade de discutimos o plano", acrescentou Câmara. 

Municípios
Na segunda-feira, o governador terá uma reunião com prefeitos dos municípios de Pernambuco para discutir o plano de enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que além do zika também carrega os vírus da dengue e chikungunya. O encontro será realizado às 16h, no Hotel Canariu’s, em Gravatá. 

"Precisamos estar unidos para enfrentar esse desafio do aumento dos casos de microcefalia. Governo do estado, prefeituras e governo federal. A transparência no trato da questão e a mobilização dos agentes públicos e da sociedade são fundamentais para encontrar os caminhos que levarão à superação desse que é o maior problema de saúde do Brasil", ressaltou o governador. 

Além do gestor estadual e dos prefeitos, também participarão secretários municipais de Saúde e as equipes técnicas do governo do estado envolvidas na questão. A reunião está sendo articulada com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.


TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL