Diario Urbano A transposição do Rio São Francisco e a produção de biocombustível

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 21/08/2015 09:45 Atualizado em: 21/08/2015 15:50

A inauguração hoje do canal de transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, sejamos ou não críticos à obra, atesta um rumo que conviveremos daqui para frente. Para setores favoráveis ao projeto, os ganhos sociais e econômicos suplantarão as perdas ambientais, que poderão ser amenizadas. Os contrários duvidam do alcance desses ganhos e do que virá de ações mitigadoras. Estão cobertos de razão em desconfiar. Somos especialistas em elaborar projetos e esquecê-los. A manutenção dessa prática com a proposta de revitalizar o São Francisco e afluentes significará a morte do rio. A presidenta Dilma Rousseff ao pisar hoje no Sertão bem que poderia reforçar o compromisso em preservar ambientalmente o entorno do Velho Chico.
Sinalizar com recursos para estudos e práticas com espécies capazes de reduzir o assoreamento e ajudar a repovoar o rio. Há casos que a presidente poderia conhecer, a exemplo do cultivo da macaíba ou macaúba. A palmeira presente no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste é uma das melhores fontes de produção de biocombustível para a aviação. Para produzir o combustível necessário à frota das companhias aéreas brasileiras, em 2020 seria preciso um milhão de hectares de plantio com macaíba. E um plantio aliado a outras espécies vegetais, buscando o equilíbrio ecológico. A área próxima ao São Francisco tem um potencial de 12 milhões de hectares, segundo apresentou a Gol Linhas Aéreas, no Encontro Nacional de Editores e Colunistas (Enecob), em Brasília. Por tanto, uma contas possível de fechar, porém dependente de vontade política. Para fazer coisas do tipo, presidenta, basta se espelhar nos embates relacionados à transposição.

Em lugar nobre
No mundo dos negócios imobiliários do Recife, as ruas Carneiro Vilela e Conselheiro Portela, no bairro do Espinheiro, são endereços cobiçados, o que está em desacordo com o estado do imóvel da esquina dos dois logradouros. Em ruínas, o prédio virou depósito de lixo, criatório de insetos e de roedores e tela para pichadores.

Mesmo nível...

O pavimento ao lado do muro do Aeroporto Internacional do Recife, na Avenida Mascarenhas de Morais, recebeu tantas camadas nos últimos anos que o asfalto está praticamente da mesma altura do canteiro central. Com isso, os carros fazem a festa nos engarrafamentos. Os motoristas sobem ao canteiro tenha ou não pedestres.

...Quebra-cabeça

A consequência não poderia ser outra. A movimentação proibida dos automóveis fez a calçada do canteiro se esfacelar. Alguns trechos lembram quebra-cabeças de tantas rachaduras e pedaços de cimentos soltos. Em outros, o cimento desapareceu, dando lugar a um areal e, com as chuvas, uma coleção de buracos. Bem na entrada da cidade.

... Mania de grandeza

Por falar em aeroporto, a proposta do deputado Gonzaga Patriota de mudar o  nome do terminal vem, segundo alguns, fortalecer a tese de que Recife tem mania de grandeza. Além dos maiores shopping center do país e avenida em linha reta, teremos provavelmente o aeroporto com o maior nome do mundo.

...Padrão real

Dizem que será majestoso. Afinal, são comuns nomes extensos na realeza.  Dom Pedro I foi registrado com 18 nomes, sem falar das preposições, enquanto sua neta, a princesa Isabel, oito. Nosso terminal terá também oito. É bom ir decorando: Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Giberto Freyre e Governador Eduardo Campos.

Notícias

- Madrugada de terror em cidade sitiada - diario urbano - Discriminação afasta agente penitenciário - Pesquisas contra ataque de tubarão segurança - Sinpol contesta "greve branca" Encontro - Psicanálise de criança e adolescente

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL