Comércio informal Ambulantes são removidos da rua, em Cavaleiro

Publicado em: 27/07/2015 11:37 Atualizado em: 27/07/2015 11:56

Foto: Reprodução/ WhatsApp
Foto: Reprodução/ WhatsApp
Comerciantes ambulantes estão sendo retirados, na manhã desta segunda-feira, da rua em frente à Feira Pública de Cavaleiro. A ação de ordenamento do comércio informal é realizada pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, com apoio da Polícia Militar. Imagens do local foram enviadas para o WhatsApp do Diario de Pernambuco por vendedores da área.

Desde a semana passada, a retirada do comércio das ruas Padre Nóbrega e Silvino Macedo causa revolta entre os ambulantes.Uma reunião entre os ambulantes e representantes da prefeitura acertou que os vendedores ficariam no local até o último domingo. De acordo com a Secretaria de Obras do município, a ponte com a estrutura comprometida na Avenida Agamenom Magalhães será interditada nesta segunda-feira e terá um prazo de 60 a 90 dias, na avaliação do secretário Roberto Costa, para a recuperação. Alguns ambulantes que vendem confecções, frutas e verduras já foram relocados para outro ponto. Os demais casos serão analisados pela secretaria.  


Recife - No Recife, andar pelas calçadas atualmente ocupadas pelo comércio informal poderá se tornar uma tarefa mais fácil em pelo menos três bairros ainda neste ano. A prefeitura vai entregar novos pátios para vendedores que atuam no entorno dos mercados de Água Fria, Afogados e Nova Descoberta. Ao todo, 903 vendedores serão transferidos.


O maior espaço em obras é o de Afogados, com 3.580 m2. Em Nova Descoberta, os vendedores atuarão em uma área de 850 m2. Em Água Fria, um centro de comércio de 1.717 m2 funcionará no antigo Cine Império, para abrigar os comerciantes que trabalham da Rua Japaranduba, ao lado do Mercado de Água Fria, e na calçada da frente do pátio em construção. A Japaranduba foi a solução provisória encontrada pela prefeitura, em janeiro de 2013, para retirar os informais que se concentravam na calçada do mercado.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, informa que todas as calçadas e ruas do entorno serão devolvidas à população. Por enquanto, os pedestres se arriscam em vias como a Avenida Beberibe, onde dividem espaço com os carros e ônibus.

Um dos informais instalados nessa calçada é Grinaldo Miranda, 50. Ele tem uma barbearia há 22 anos e está cadastrado para o novo espaço. “O box será muito pequeno, menor do que onde já trabalho”, reclama.

O secretário defende os padrões. “São 2m de comprimento por 2m largura, ideal para as atividades”, destacou. De acordo com Braga, no próximo dia 3 todos os comerciantes cadastrados devem começar um curso obrigatório de três semanas. As aulas incluem manipulação de alimentos e empreendedorismo.

Segundo a Secretaria de Mobilidade, os pátios vão dispor de sistemas elétrico e hidráulico, ventilação e sanitários. O horário de funcionamento será das 6h as 18h de segunda à sábado e de 6h à 13h aos domingos.




TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL