Cidadania Programa Atitude chega a 50 novos municípios Número corresponde a mais que o dobro do número de cidades inicialmente beneficiadas

Publicado em: 26/06/2015 21:23 Atualizado em: 26/06/2015 21:42

Governador Paulo Câmara assina documento de expande programa de atenção a usuários de droga. Foto: Governo do Estado de Pernambuco/Divulgação
Governador Paulo Câmara assina documento de expande programa de atenção a usuários de droga. Foto: Governo do Estado de Pernambuco/Divulgação
O Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares (Atitude) será expandido para 50 novos municípios de Pernambuco. Com a decisão, que foi anunciada nesta sexta-feira, pelo governador Paulo Câmara, o programa passa a atingir 90 cidades, com 126 pontos de atendimento espalhados pelo estado.

O Programa Atitude já atendeu cerca de 6 mil usuários de drogas, desde 2011. Além dos novos pontos de atendimento, a iniciativa expandirá os núcleos regionais do projeto, de 11 para 15, as equipes de rua, de 14 para 26, os centros de acolhimento, de 5 para 14, e das casas de aluguel social, que passam de 40 para 80.

Além da expansão, o gestor ainda anunciou o novo Programa de Apoio às Comunidades Terapêuticas, que visa fortalecer a rede de proteção aos usuários de drogas e estreitar o relacionamento do Executivo com as comunidades terapêuticas. O governador convocou um grupo de profissionais para participarem da construção do programa, que deve ser lançado em 180 dias.

O Programa de Apoio às Comunidades Terapêuticas deve conter diretrizes para a consolidação de políticas públicas. Uma das necessidades iniciais é encontrar uma solução para cerca de três mil usuários que precisam de apoio para tratar a questão da abstinência do álcool e de outras drogas.

Durante a cerimônia, o governador ainda nunciou a ação Diploma Amigos da Vida, que vai premiar personalidades, instituições públicas e privadas que prestam colaboração ao Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas. Os homenageados deverão ser escolhidos pela Câmara de Enfrentamento ao Crack do Pacto pela Vida, a partir do próximo mês de abril.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL