Mobilidade Plano prevê série de obras viárias

Publicado em: 19/06/2015 07:26 Atualizado em:

O Programa de Investimentos em Logística prevê não apenas a cessão de trechos das BRs, mas também outros serviços viários, como a melhoria do acesso ao Porto de Suape (Ipojuca) na 101, a duplicação da 232 entre São Caetano e Cruzeiro do Nordeste (distrito de Sertânia), além da construção do Arco Metropolitano, uma espécie de alça que vai contornar o trecho urbano da 101 para aliviar o tráfego, sobretudo de veículos de carga.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a previsão é de que o leilão aconteça no próximo ano e o tempo de concessão seja de 25 anos.“Eu não acredito que a cobrança de pedágio aconteça em menos de dois anos”, diz o professor de engenharia da UFPE, Maurício Andrade.

Segundo a Secretaria de Transportes do estado, o trecho urbano da BR-101, entre Abreu e Lima e Jaboatão, conhecida como Quarta Perimetral e que hoje é de jurisdição do estado, permanecerá sob a gerência estadual.

No ano passado, um projeto de recuperação desse trecho foi lançado para licitação e a empresa vencedora responsável pelas obras seria a construtora Mendes Júnior, impedida de iniciar os trabalhos após a investigações da Operação Lava Jato.

Atualmente, um novo processo licitatório para recuperação do trecho urbano da BR-101 está em andamento. “Cada estado tem responsabilidade pela manutenção das rodovias federais em sua jurisdição. Mas o volume de tráfego em Pernambuco é muito alto, se comparado com outros estados do Nordeste, e a capacidade de gestão local para manter essas estradas nem sempre é eficiente”, coloca Maurício Andrade.

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