Alerta Dengue: seis cidades no mapa das mortes Pernambuco confirmou mais seis óbitos provocados pela doença. A epidemia já chegou a todos os municípios do estado

Publicado em: 02/06/2015 07:31 Atualizado em: 02/06/2015 09:16

Betina Carcuchinski/PMPA/Divulgação
Betina Carcuchinski/PMPA/Divulgação
A epidemia de dengue alcançou todo o estado. Pernambuco iniciou o mês de junho confirmando casos notificados da doença em todos os municípios. Até o dia 23 de maio, foram 51.122 notificações, com 12.736 confirmações, um aumento de 507,80% em relação ao mesmo período do ano passado. Os óbitos confirmados já chegam a sete, de acordo com dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. Anteriormente, só uma morte estava confirmada no estado, em Paulista. Agora o Recife também está no mapa dos casos fatais, com dois óbitos.

Cinquenta casos de dengue grave foram notificados até a 20ª semana epidemiológica, dos quais 41 foram confirmados. No mesmo período de 2014, eram 36. “Estamos com a ação simultânea dos quatro sorotipos virais. Já realizamos capacitações em UPAs e hospitais regionais para sensibilizar os profissionais”, afirmou a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudenice Pontes.

O município com mais óbitos é o Recife. Um aposentado de 77 anos faleceu no último dia 7 de maio de DEN-3, na Guabiraba. A outra morte ocorreu no dia 10 de maio. Foi um comerciário de 32 anos morador da Imbiribeira. O bairro é o 2º lugar em índice de infestação no Distrito Sanitário 6.

“Assim que a suspeita chega para nós, fazemos as ações de bloqueio nas proximidades das residências das vítimas”, explicou a secretária Executiva de Vigilância à Saúde do Recife, Cristiane Penaforte. A cidade tem mais quatro óbitos em investigação. As outras mortes ocorreram em Jaboatão, Serrita, Surubim e Macaparana. No mesmo período de 2014, houve 24 mortes confirmadas.

Em Pernambuco, os municípios com o maior número de casos notificados são Recife, Camaragibe, Jaboatão e Goiana, totalizando 18.108 casos, 35,42% do total do estado. São 81 municípios com alta incidência, dos quais 57 com transmissão ativa.

Vinte e cinco amostras estão em análise para outros tipos de vírus, como Zika e Chikungunya.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL