Iniciativa UFPE vai apoiar pesquisador que publicar em periódico de alto impacto O auxílio é individual e limitado a um por artigo e por ano.

Publicado em: 04/05/2015 17:12 Atualizado em:



A Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (DPQ/Propesq) está recebendo, em regime de fluxo contínuo, até 15 de outubro, solicitações em resposta ao novo Edital Qualis A, lançado em abril. A chamada foi criada para apoiar os professores da UFPE que tenham publicado ou venham a publicar, este ano, artigos científicos em periódicos classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como Qualis A1 ou A2 em sua área. Saiba mais sobre edital visitando a página da Propesq.

O pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Ramos, e a diretora de Pesquisa da Propesq, Armèle Dornelas, consideram essa iniciativa estratégica para a UFPE. “Divulgar artigos científicos em publicações de circulação internacional faz com que a pesquisa alcance mais visibilidade, cause mais impacto, além de contribuir para a captação de recursos para novos projetos”, explica Ramos. Armèle ressalta que a nova chamada premia o mérito do pesquisador: “O edital presta um reconhecimento ao trabalho do professor – uma tendência no contexto internacional – e reflete positivamente nas pós-graduações”. Para ela, a iniciativa vai estimular diretamente a produção científica qualificada na universidade.

A UFPE vai pagar os custos de participação em evento científico (congresso, simpósio ou similares) a um dos autores ou ao orientador do trabalho, que poderá solicitar até R$ 4mil para o pagamento de passagens aéreas e/ou diárias ou despesas com inscrição no evento. Os recursos totais alocados para o edital podem chegar a R$ 400 mil, para aplicação até o final do exercício financeiro de 2015. A Propesq vai considerar a ordem de apresentação das solicitações até que se atinja o montante.

O auxílio é individual e limitado a um por artigo e por ano. O pesquisador responsável pelo encaminhamento da solicitação deve ser professor da UFPE credenciado junto a um dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade. Os pedidos devem ser encaminhados diretamente pelo pesquisador à Diretoria de Pesquisa via processo protocolado junto ao Setor de Protocolo (Dicom), localizado no térreo da Reitoria.

Informações retiradas do site da UFPE



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL