Estradas Operação Tiradentes registra redução de acidentes e feridos em Pernambuco

Publicado em: 22/04/2015 12:08 Atualizado em: 22/04/2015 14:21

Durante a operação, foram fiscalizadas 3.820 pessoas e 3.601 veículos, Foto: PRF/ Divulgação
Durante a operação, foram fiscalizadas 3.820 pessoas e 3.601 veículos, Foto: PRF/ Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco registrou menos acidentes no feriado de Tiradentes. Entre os dias 17 a 21 de abril foi realizada a operação nas principais estradas do estado eregistrados 74 acidentes, que resultaram em 42 pessoas feridas e duas mortes. No mesmo feriado do ano passado, foram verificados 103 acidentes, com 48 feridos e uma morte. Considerando o aumento na frota, isto representa uma redução de 32% no número de acidentes e de 17% na quantidade de feridos, com um óbito a mais.

Durante a operação, foram fiscalizadas 3.820 pessoas e 3.601 veículos, resultando em 950 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, sendo 59 por ultrapassagem em local proibido.

Ao contrário da Semana Santa, durante o feriado de Tiradentes não foram registrados grandes congestionamentos nas rodovias e, consequentemente, menos motoristas trafegaram pelo acostamento. Além disso, foram registradas 478 imagens de radar por excesso de velocidade.

Nos cinco dias do feriado, foram realizados 1.045 testes com o bafômetro, que resultaram em 34 pessoas autuadas e 4 motoristas presos por dirigir sob efeito de álcool. A embriaguez ao volante prevê uma multa de R.915,40, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir. No caso do índice constatado no bafômetro ultrapassar 0,33mg/l, o motorista é preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. A Divisão de Operações Aéreas da PRF, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionada para realizar dois resgates aeromédicos na BR 408, sendo um em São Lourenço da Mata, e outro na região de Carpina.

Acidentes fatais
- O primeiro acidente com óbito ocorreu na tarde da última segunda-feira(20/04), no km 60 da BR 101, no bairro da Guabiraba, onde um motociclista, de 26 anos, colidiu contra uma linha com cerol e não resistiu aos ferimentos. O outro acidente fatal ocorreu na noite da terça-feria(21/04), na BR 316, em Araripina, onde o motorista de um automóvel capotou após colidir na traseira de outro veículo, que não foi identificado e fugiu após a colisão. O passageiro do automóvel, de 28 anos, morreu no local e o motorista foi socorrido para o Hospital Santa Maria de Araripina. De acordo com testemunhas, o carro colidiu contra um caminhão, mas a placa do veículo não foi anotada.

Combate ao crime - Entre as ações de combate ao crime, destaca-se a prisão de três suspeitos de integrarem uma quadrilha que clonava motocicletas, na Mata Sul de Pernambuco. Ao abordar o veículo ocupado pelo trio, o Grupo de Policiamento Tático da PRF localizou uma arma calibre .38, duas placas de moto sem numeração, 36 tipos de remarcadores de chassi, três tarjetas de código de municípios, um CRLV extraviado, além de R,00, quatro celulares e cartões de crédito. Entre os ocupantes do veículo, um havia cumprido pena em Caruaru por homicídio e outro possuía passagem na polícia por furto.

Em seguida, foi solicitado apoio de policiais da CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga), que realizaram diligências em conjunto nos municípios de Cupira e Panelas, onde residiam os envolvidos.
Nesta ação, foi apreendida uma espingarda artesanal e recuperada uma motocicleta 150 cilindradas com registro de furto/roubo. Diante dos fatos, os homens foram encaminhados à Delegacia Seccional de Palmares para as providências cabíveis.Na segunda-feira(20), outra pistola calibre .38 com 13 munições foi apreendida sem a documentação legal, em um veículo de luxo, na BR 104, em Caruaru. O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL