Zona Norte Frequentadores do Parque da Jaqueira denunciam poda exagerada de árvores Arbustos estariam sendo cortados pela base. A poda de árvores já foi alvo de outras denúncias no parque

Publicado em: 02/04/2015 11:17 Atualizado em: 02/04/2015 14:40

 Alguns dos arbustos foram retirados quase que pela base do tronco. Foto: Anamaria Nascimento/ DP/ DA Press (Anamaria Nascimento/ DP/ DA Press)
Alguns dos arbustos foram retirados quase que pela base do tronco. Foto: Anamaria Nascimento/ DP/ DA Press
Quem caminhava pelo Parque da Jaqueira na manhã dessa quinta-feira (2) foi surpreendido com o corte das árvores. Frequentadores do local denunciam que a poda estaria sendo realizada de forma exagerada. Alguns dos arbustos foram retirados quase que pela base do tronco. O serviço está sendo realizado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Com sete hectares de área verde, o Parque da Jaqueira recebe diariamente cerca de 3,5 mil visitantes. Inaugurado em 1985, é considerado o maior da cidade e fica localizado entre a Rua do Futuro e a Avenida Rui Barbosa, bairro da Jaqueira, Zona Norte do Recife.

Frequentadores do esçaço público informaram que a Prefeitura do Recife estaria utilizando um trator e um caminhão compactador para moer os galhos cortados e facilitar a remoção. A poda exagerada no parque já foi alvo de denúncias outras vezes.

A Emlurb informou, na última quarta-feira, que realizou serviços preventivos de poda e retirada de galhos secos no Parque da Jaqueira, além da erradicação de quatro árvores da espécie Acácia Pretória. A ação foi realizada por motivos de segurança. As árvores erradicadas estavam tomadas por cupins e apresentavam alto risco de queda, não sendo possível nenhum tipo de tratamento fitossanitário. A Emlurb esclareceu que já substituiu os vegetais retirados do local por outros da mesma espécie. Nesta quinta-feira (2), equipes da Gerência de Poda estão no local removendo as sobras.

Há dois anos, moradores do Edifício Hockenheim tentaram impedir a derrubada de duas aroeiras sertanejas, sem sucesso. As árvores acabaram passando pelo corte. Na época, a Emlurb informou que se tratava de uma poda regular preventiva e que as aroeiras estavam com galhos secos e podiam cair sobre frequentadores do parque.

Frequentadores do parque informaram que a prefeitura estaria utilizando um trator e um caminhão compactador para moer os galhos cortados e facilitar a remoção. Foto: Anamaria Nascimento/ DP/ DA Press (Anamaria Nascimento/ DP/ DA Press)
Frequentadores do parque informaram que a prefeitura estaria utilizando um trator e um caminhão compactador para moer os galhos cortados e facilitar a remoção. Foto: Anamaria Nascimento/ DP/ DA Press
 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL