São José Som na Rural promove protesto na Praça Sérgio Loreto

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/03/2015 22:00 Atualizado em: 16/03/2015 11:04

Nova edição do Som na Rural foi realizada ontem no bairro de São José. Foto: Teresa Maia/DP/D.A. Press (Teresa Maia/DP/D.A. Press)
Nova edição do Som na Rural foi realizada ontem no bairro de São José. Foto: Teresa Maia/DP/D.A. Press
Em um dia marcado por protestos em todo o país, uma manifestação diferente tomou conta ontem da Praça Sérgio Loreto, no Bairro de São José. Jovens ocuparam o local para cobrar explicações das autoridades pela utilização do espaço público como camarote privado do Galo da Madrugada no carnaval. O ato, intitulado Reintegração de Posse, foi articulado pelo produtor cultural Roger de Renor, que promoveu mais uma edição do Som na Rural, com a presença de várias atrações musicais e até a gravação de um programa para a TV.

De acordo com Roger, a ideia é mostrar que a sociedade é contra o que ele chamou de processo de “camarotização dos espaços públicos”. “Isso acontecia na Praça do Diario e também passou a ocorrer aqui. A prefeitura argumenta que a praça é cercada para proteger o espaço, mas o Downtown bota meio mundo de gente aqui e cobra R$ 260. Quem eles pensam que são para dizer ou não quem pode ou não pode utilizar uma praça pública”, ponderou.

Na última sexta-feira, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano adiantou que não autorizou a instalação de camarotes em logradouro público, apenas os instalados na Praça Sérgio Loreto. A medida teria sido tomada por questões de tradição. Os camarotes citados por Roger, são o Camarote Vip Galo Downtown e um dedicado aos patrocinadores, políticos e famosos.

Também na sexta, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife emitiu nota esclarecendo que tem trabalhado par a melhorar a mobilidade dos foliões durante a festa. Este ano, inclusive, não autorizou a instalação de camarotes em logradouro público, exceto o do Galo da Madrugada. A Praça do Diário e o Marco Zero, entre outros pontos, ficaram livres das áreas VIPs.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL