Posse do Ofício Novo bispo auxiliar de Olinda e Recife é apresentado neste domingo

Publicado em: 20/02/2015 11:58 Atualizado em: 20/02/2015 18:34

O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho Neto, de 50 anos, será apresentado aos fiéis neste domingo. A cerimônia será realizada a partir das 15h30 na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, bairrio da Boa Vista, no Recife, cem dias após o anúncio.

O arcebispo dom Fernando Saburido vai celebrar a missa, que contará com a presença de seminaristas, sacerdotes, religiosos e autoridades civis, além de familiares e fiéis da Diocese de Jequié, na Bahia, acompanhados do bispo local, dom José Ruy Gonçalves Lopes.

A partir da Posse do Ofício, neste domingo, dom Tourinho passará a ajudar dom Fernando Saburido na administração da arquidiocese que é formada por 19 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. A região eclesiástica tem 116 paróquias e uma população estimada em quatro milhões de habitantes. Ele vai morar no Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, em Olinda, e dará expediente diariamente na Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, bairro das Graças, zona norte do Recife.

A nomeação foi oficializada pelo papa Francisco. Natural de Jequié, o sacerdote foi sagrado epíscopo no dia 17 de janeiro, em sua cidade natal. Durante a celebração, que foi acompanhada por uma comitiva da arquidiocese formada por sacerdotes e leigos, o novo bispo recebeu as insígnias do episcopado: mitra, báculo, anel e cruz peitoral.

Com o lema episcopal Omnia Vincit Amor (O amor vence tudo) e disposto ao serviço pastoral, o novo bispo conta com uma vasta experiência eclesiástica e social. Depois de se formar técnico em ciências contábeis, em 1982, o então Antônio Tourinho Neto ingressou no Seminário Central da Bahia onde cursou o bacharelado em Filosofia. O seminarista concluiu seus estudos teológicos no Instituto de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele foi ordenado padre no dia 20 de janeiro de 1990.

Como sacerdote assumiu diversas funções na Diocese de Jequié no estado baiano, dentre elas juiz auditor da Câmara Eclesiástica, chanceler da
Cúria e coordenador regional das Fazendas da Esperança na Bahia, Sergipe e lagoas. Seu último cargo foi como pároco da Igreja de Cristo Rei e vigário geral da Diocese de Jequié.



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL