Educação Enem: estudantes podem acionar Justiça contra o Inep

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 06/01/2015 08:57 Atualizado em: 06/01/2015 12:59

 (Foto: Arquivo Pessoal )

Os 31 estudantes pernambucanos que farão pela terceira vez as provas de linguagens, matemática e redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem entrar com uma ação judicial contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação dos testes. O grupo pretende fazer as provas, marcadas para quinta-feira, e vão avaliar como serão as questões. Caso se sintam prejudicados, informaram que irão estudar a possibilidade de entrar com um recurso na Justiça.

De acordo com o Inep, 29 estudantes de Escada - Mata Sul do estado -, um do Recife e um de Petrolina, no Sertão, participarão da nova aplicação do exame. Os candidatos já haviam enfrentado problemas no dia oficial de aplicação das provas, 8 e 9 de novembro. Em Escada, os alunos não puderam concluir as provas no segundo dia por falta de energia na Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor João Rodrigues de Carvalho. Eles refizeram o exame nos dias 9 e 10 de dezembro, mas o caminhão dos Correios que transportava os cartões de respostas dos pernambucanos foi roubado no Rio de Janeiro.

Os novos locais de prova ainda não foram divulgados. Segundo a nutricionista Lays Souza, 23 anos, os cartões de inscrições com informações sobre local e horário da avaliação ainda não chegaram às casas dos candidatos. “O Inep me ligou há três dias avisando que a reaplicação já será no dia 8. Disseram que a prova acontece a partir das 12h. Vou fazer novamente, mas iremos observar como serão essas questões. Se nos sentirmos prejudicados, vamos analisar o que podemos fazer juridicamente”, afirmou a estudante que vai usar a nota do Enem para tentar uma vaga em medicina da UFPE.

Todos os estudantes devem participar desta terceira avaliação ou estarão, automaticamente, desclassificados. “Mesmo fazendo por experiência, vou concluir o exame, mas fomos muito prejudicados. Não estamos mais com o mesmo ritmo de estudos e o cansaço para um dia de prova já é grande, imagine fazer essa maratona três vezes”, desabafou a candidata Laryssa Silva, 17.

Banco - As questões da nova prova serão tiradas do Banco Nacional de Itens (BNI), uma coleção de questões de testes  do Inep. De acordo com o órgão, “educadores e pesquisadores da educação brasileira são chamados a colaborar nessa construção, elaborando itens que possam fazer parte desse banco”.

Sisu
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para as vagas nas instituições públicas usando a nota do Enem, começam no próximo dia 19. O Ministério da Educação (MEC) publicou ontem o edital, no Diário Oficial da União, para a edição de 2015 do sistema de seleção. As inscrições devem ser feitas apenas pelo site do MEC.

As cinco instituições públicas de ensino superior do estado que fazem parte do sistema - UFPE, UFRPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão - vão disponibilizar 12.413 vagas. Este é o primeiro ano que a UFPE coloca todas as vagas no Sisu, após ter acabado com o tradicional vestibular elaborado pela Covest. A partir do próximo ano, a UPE também vai oferecer vagas no sistema.

O Sisu ficará disponível de 19 de janeiro até as 22 horas e 59 minutos - horário local - do dia 22. Os estudantes poderão escolher até duas opções de vaga. Para participar, o candidato deve ter participado do Enem 2014 e não pode ter zerado a redação. O resultado da primeira chamada, que poderá ser consultado na página do Sisu na internet, será divulgado no dia 26. Já a matrícula na instituição para a qual foi selecionado deve ser realizada nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

Saiba Mais - O Sisu em Pernambuco:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 6.542 vagas  
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - 3.540 vagas
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - 1.370 vagas
Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão) - 579 vagas
Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - 382 vagas

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL