Festa Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda completa 28 anos neste carnaval

Publicado em: 28/01/2015 17:15 Atualizado em: 28/01/2015 18:37

 (Crédito: Paulo Paiva/DP/ D. A Press)
Com 28 anos de existência, o Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda homenageará neste carnaval o Maestro Spok e o grupo de mascarados Palhaços de Olinda. Os detalhes do desfile, que acontece no dia 17 de fevereiro, foram anunciados nesta quarta-feira (28), na Estação 4 Cantos, no Sítio Histórico.

No carnaval, os cem bonecos, todos confeccionados pelo artista plástico Sílvio Botelho, se concentrarão às 8h no Largo de Guadalupe ao som de Spok e do cantor André Rio. Duas horas e meia depois, eles saem pelas ruas da cidade alta num cortejo que dura aproximadamente quatro horas.

Crédito: Rebeca Silva/DP/D. A Press
Crédito: Rebeca Silva/DP/D. A Press
A novidade do bloco neste ano é o boneco gigante de Spok, apresentado nesta quarta ao maestro. Vestido de terno preto e com um sax nas mãos, o boneco demorou cerca de um mês para ser confeccionado por Sílvio Botelho. Pego de surpresa com a entrega do boneco, Spok disse que está vivendo sua melhor fase artística. "Ser homenageado com um boneco, no desfile dos Gigantes e no carnaval do Recife, além de participar do filme sete corações é algo incrível. Não consigo enxergar nada mais que isso na minha carreira".

Também homenageado pelos Bonecos Gigantes, o criador do grupo de mascarados, Renato José de Lima Filho, o Reizinho, 47, afirmou que a homenagem é um estímulo para manter viva a tradição, que completa 35 anos neste ano. "Parece um sonho. Quem me conhece sabe que batalhei muito, até vendi bicicleta na rua para sair com os palhaços". A brincadeira dos palhaços de Reizinho começou em 1980, junto com o artista plástico Afonso Martins, o Afonsinho, que fabricava as máscaras dos palhaços. Dez anos mais tarde, o grupo passou a se apresentar em eventos e atividades culturais, incentivado por Sílvio Botelho.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL