Folia Carnaval do Recife terá 63 focos de folia Mais 200 mil atrações vão fazer a festa dos foliões. A abertura oficial acontece no dia 13 de fevereiro

Publicado em: 19/01/2015 15:40 Atualizado em: 19/01/2015 16:20

O anúncio da programação foi embolado pelo frevo da Orquestra Santa Cecília e os passistas da Escola de Frevo do Recife (Bernardo Dantas)
O anúncio da programação foi embolado pelo frevo da Orquestra Santa Cecília e os passistas da Escola de Frevo do Recife

Passistas de frevo e caboclinhos de lança animaram o Forte das Pontas durante a coletiva de imprensa que anunciou a programação do Carnaval 2015, na manhã de . Este ano, a festa de momo vai contar com 63 focos de folia com atrações que contemplam, principalmente, artistas da terra. A abertura oficial acontece no dia 13 de fevereiro, na Rua da Moeda, com o tradicional cortejo de maracatus sob o comando do percussionista Naná Vasconcelos.

O anúncio da grade foi feito na manhã de hoje pelo Prefeito Geraldo Júlio, que estava acompanhado pela primeira dama, Cristina Melo, o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, a secretária de cultura, Lêda Alves e o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha. Os dois grandes homenageados deste ano são o maestro Spok e o clube Bola de Ouro, que este ano comemora 100 anos de fundação.

Entre as novidades anunciadas está a criação de dois novos polos carnavalescos: o Quartel General do Frevo, na Praça da Independência, e o polo infatil, no Parque da Macaxeira. Os foliões contarão ainda com cinco novos corredores da folia nos bairros dos Coelhos, Arruda, Buracão, Morro da Conceição e Três Carneiros.

“Quem faz o Carnaval do Recife não é a prefeitura, mas os foliões. Empenhamos grande esforço para que a festa desse ano seja ainda melhor do que foi ano passado. Esse será o mais pernambucanos dos carnavais”, ressaltou o prefeito Geraldo Júlio. Para ele, a valorização dos artistas da terra e a devolução da Praça da Independência, conhecida como Praça do Diario, para a população representam avanços para o fortalecimento da cultura local.

Lêda Alves, emocionada, também se disse feliz com o reestabelecimento da Praça do Diario como polo carnavalesco. “O carnaval já está na rua e com um espírito democrático que incluem jovens, velhos, brancos e pretos. Eu tenho pena de quem não gosta de carnaval”, bradou a secretária, recebendo aplausos de aprovação.

O prefeito Geraldo Júlio ressaltou a presença prioritária artistas locais na programação do Carnaval 2015 (Bernardo Dantas)
O prefeito Geraldo Júlio ressaltou a presença prioritária artistas locais na programação do Carnaval 2015


Baile Municipal

Uma das prévias mais tradicionais da cidade, o Baile Municipal chega à 51º edição e terá programação 100% pernambucana. Almir Roche, André Rio, Nena Queiroga e o maestro Spok, além de Alceu Valença e Elba Ramalho, serão as atrações da festa, que acontece no dia 07 de fevereiro. A novidade deste ano, que foi um pedido da primeira dama Cristina Melo, é a falta de intervalo musical. Entre uma atração e outra, o grupo Patusco vai animar os foliões. Como ocorre anualmente, a renda do Baile será revertida a sete entidades filantrópicas: Casa de Apoio ao Idoso Vovó Bibia; Novo Rumo; Daruê Malungo; Centro Cultural João Felipe de Aguiar; Lugar da Criança; Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural e Associação Beficiente dos Cegos do Recife.

Projeto cenográfico
Este ano, o arquiteto Carlos Augusto Lyra continua assinando a identidade visual do carnaval do Recife. O projeto cenográfico foi inspirado no universo dos homemageados maestro Spok e o clube Bola de Ouro. Instrumentos musicais e as cores do clube estarão presentes na decoração que tem traços inspirados na xilogravura. O anfitrião da festa recifense, o Galo da Madrugada, também segue o conceito desenvolvido pelo arquiteto e vai contar com um adereço diferente: um saxofone. A concepção visual da escultura de 27 metros de altura e 33 toneladas é assinada pelo artista Sávio Araújo que também usou representações de dragonas em formatos de tapiocas e franjas de nego bom, uma referência à culinária local. A instalação do Galo começa às 23h do dia 11 de fevereiro (quarta-feira da semana pré-carnavalesca.

CARNAVAL EM NÚMEROS
63 polos carnavalescos
24 polos comunitários
5 corredores de folia
2 mil atrações musicais
98% da programação é composta por artistas pernambucanos
1677 artistas inscritos via edital
1019 artistas habilitados e 826 aprovados para a grade

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL