ELEIÇÕES 2024 NO RECIFE
"A principal vacina é o desenvolvimento", diz Tecio Teles sobre desigualdade do Recife
Candidato a prefeito da capital pelo partido Novo foi o primeiro entrevistado da série de sabatinas do Diario de Pernambuco e Rádio Clube AM
Por: Guilherme Anjos
Publicado em: 29/08/2024 06:00 | Atualizado em: 29/08/2024 07:13
Tecio Teles (Novo) foi primeiro sabatinado pelo Diario de Pernambuco e Rádio Clube AM (Priscilla Melo/DP Foto) |
O Diario de Pernambuco, Rádio Clube AM e o Blog Dantas Barreto dão início, nesta quinta-feira (29), à publicação das sabatinas com os candidatos à Prefeitura do Recife. O primeiro convidado foi Tecio Teles (Novo).
A entrevista, com duração de 40 minutos para todos os candidatos, está disponível no canal do Youtube do Diário de Pernambuco, e será veiculada na Rádio Clube AM às 9h da próxima segunda-feira (2).
Assista na íntegra aqui
A mesa foi composta pelos jornalistas André Luiz Cabral, apresentador da Rádio Clube; Ricardo Dantas Barreto, que assina o Blog Dantas Barreto e a coluna Diario Político; e Guilherme Anjos, repórter de política do Diario de Pernambuco.
Aos 34 anos, o candidato foi oficial do Exército durante oito anos, secretário de Planejamento e Finanças do município de Belo Jardim, coordenador-geral e diretor de Planejamento no Ministério da Educação na gestão de José Mendonça Filho, e chefe de gabinete da vice-governadora Priscila Krause. Na política, se candidatou a vereador do Recife em 2008 e 2020, sem sucesso.
Confira os destaques de Tecio Teles na entrevista
Segurança
“Precisamos treinar essa Guarda Municipal. Vamos criar uma academia da Guarda, onde além dos novos guardas, os atuais passem por um processo de reciclagem. Mas vamos colocar esse time não numa visão de intimidar o cidadão, mas de proteger. Eu estive no sindicato, conversei com a Guarda. Eles querem ser parte da solução, afinal de contas eles também são cidadãos”.
“Em São Paulo, a Guarda utiliza fuzil há mais de 30 anos. A Guarda Municipal de São Paulo cumpre esse papel de coibir a criminalidade. Então, o guarda vai ter uma função de proteger. Por que ele tem medo de abordar quem está quebrando estátua? Porque está desarmado”.
“Vamos trazer câmeras com reconhecimento facial, e ampliar a iluminação pública em áreas de risco da nossa cidade”.
Economia
“Vamos ampliar o rol das atividades que compõem a Lei de Liberdade Econômica. De maneira prática, para quem precisa abrir um pequeno negócio, precisamos ter condições de oferecer a compra do equipamento para vender espetinho, água, ou um equipamento maior para abrir uma lanchonete. Para abrir um negócio, está fácil? Não está. É Dircon, ISS, SIM municipal, taxa de bombeiro, alvará”.
“Vamos trazer políticas públicas mais eficientes, que libertem a cidade do Recife desse ciclo de atraso e pobreza. A vacina principal se chama desenvolvimento, oportunidade e emprego”
Saúde
“Vamos abrir edital de credenciamento para conveniar os laboratórios particulares para fazer exames, hemograma, um exame mais simples laboratorial, que muitas vezes o LACEN não dá conta de fazer. Então, se foi no posto e não fez o exame depois de 10 dias, vai ter uma guia para fazer o exame no laboratório particular”.
“Vamos conversar com a iniciativa privada, entendendo a tabela do SUS, tudo regulamentado, de maneira organizada, e credenciar os grandes hospitais para, na madrugada, realizar os exames. É um horário onde os grandes hospitais particulares estão mais ociosos. No lugar do morador ir de madrugada pegar a ficha, ele já vai fazer o exame”.
“Vamos criar o prontuário eletrônico. Nós temos o Porto Digital. Tecnologia existe, agora precisa vontade política para ser feito”.
Ideologia
“Quem anda com o presidente Lula é um peso negativo. Eu não tenho medo de dizer isso aqui em Recife. É um presidente que foi condenado, um ex-presidiário, e que, para mim, faz uma das piores gestões que o Brasil já teve”.
“Foi perguntado, em recente entrevista na Folha de São Paulo, se João Campos era de direita ou esquerda, e ele fugiu da pergunta, disse que era eficiente, que nem um, nem outro. Pelo amor de Deus, ele é do Partido Socialista Brasileiro, o seu vice é do Partido Comunista do Brasil. E ele sabe que nacionalmente a esquerda está queimada”.
“Nossa candidatura é na direita, liberal na economia, e a única candidatura de direita lúcida na cidade do Recife, com condições de dialogar. Uma direita que conversa, que tem proposta, sem histerismo e sem loucura, uma candidatura consciente”.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS