Diario de Pernambuco
Busca

ALIADOS

Lula confirma adesão do Brasil à OPEP, mas "não vai apitar nada"

Em viagem à COP28, Lula confirmou que país aceitará convite da organização de países exportadores de petróleo e aliados

Publicado em: 02/12/2023 08:29

Lula está em Dubai para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28) (Foto: Ricardo Stuckert/PR
)
Lula está em Dubai para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28) (Foto: Ricardo Stuckert/PR )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, neste sábado (2/12), que o Brasil irá aceitar o convite feito pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) para se tornar um dos “aliados” do grupo, a partir de janeiro de 2024. O petista, no entanto, alegou que o país “não vai apitar nada no bloco”.

 

Lula está em Dubai para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28) e confirmou adesão ao grupo em reunião com membros da sociedade civil. O uso de combustíveis fósseis, principal vilão do aquecimento global, tem sido duramente criticado durante a conferência.

 

“Muita gente ficou assustada: ‘nossa, o Brasil vai participar da Opep’. O Brasil não vai participar da Opep, vai participar da Opep ”, explicou o petista. Segundo ele, a adesão funcionará de forma semelhante à participação do país no G7. “Eu vou lá, escuto, só falo depois que eles tomarem a decisão e venho embora. Não apito nada”, defendeu.

 

Confira a matéria completa no site do Portal Metrópoles

Tags: cop28 | brasil | opep | lula |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL