SABATINA

Moro pergunta a Zanin sobre Lava-Jato e relação pessoal com Lula

Publicado em: 21/06/2023 13:47

 (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Foto: Pedro França/Agência Senado
O senador Sergio Moro (União-PR) questionou o advogado Cristiano Zanin sobre sua conduta em julgamentos de casos que envolvem a Operação Lava-Jato durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (21/6). 

Moro, que é ex-juiz da Lava-Jato, perguntou se Zanin, que foi advogado de Lula nestes processos, se afastaria de julgamentos sobre a operação. O senador paranaense citou opiniões colocadas no livro Lawfare, de autoria de Zanin, em que o indicado critica a Lava-Jato e afirma que ela foi usada para projeto de poder.

“No livro de vossa excelência, vossa excelência chega a fazer afirmações que o processos contra o presidente Lula teriam interesses políticos e geopolíticos. Não quero questionar essa afirmação, mas diante do juízo de valor de vossa excelência com relação à Lava-Jato, gostaria de saber se vossa excelência se afastaria de qualquer causa envolvendo a Operação?”, disse Moro.

No começo da sustentação, Moro afirmou a Zanin que os questionamentos a respeito da Lava-Jato não eram de cunho pessoal e afirmou que respeita a carreira de Zanin como advogado.

“O indicado tem que ser sabatinado vigorosamente quem quer que fosse o presidente, eu já disse isso. Quero dizer que faria da mesma maneira com qualquer indicado de qualquer presidente. Respeito seu trabalho na Lava-Jato, profissional, assim como fiz meu trabalho como juiz como profissional, não existe nenhuma questão pessoal envolvida, mas é nosso dever fazer uma sabatina com questionamentos que às vezes podem ser difíceis”, afirmou o senador.

Sergio Moro ainda perguntou a Zanin se a sua relação com o presidente Lula era estritamente profissional ou se tinha algum tipo de relacionamento pessoal, e questionou se o indicado havia sido padrinho de casamento do presidente da República, segundo "informações que viu na internet e não sabia se era verdade".
 
Tags: zanin | stf | sabatina | congresso |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL