Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CÂMARA FEDERAL

Túlio Gadêlha apresenta PL para evitar preços abusivos em casos de pandemia

Publicado em: 27/03/2020 08:40

 (Kauê Pinto/Divulgação)
Kauê Pinto/Divulgação
O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou projeto de lei que regulamentaria um controle do estado no combate à manipulação e ao abuso de preços de itens de essenciais em casos de decretação de pandemia ou estado de calamidade pública.

O objeto é evitar que o aumento arbitrário dos preços em situações excepcionais, como a atual pandemia do novo coronavírus, prejudiquem a população.
 
De acordo com o projeto, três critérios deverão ser levados em consideração: o controle de preços se aplica enquanto durar o período de pandemia ou de estado de calamidade pública; os itens essenciais serão determinados por ato do Ministério da Saúde; e o valor do produto levará em conta o valor médio de mercado com base nos 90 dias anteriores ao decreto.
 
“Diante da pandemia e da necessidade de isolamento social e quarentena, que prejudica a renda de muitos brasileiros, precisamos aprovar com urgência medidas que garantam à população o amplo acesso aos itens fundamentais à prevenção ao coronavírus e combater as práticas inapropriadas e oportunistas que estamos enfrentando nas últimas semanas”, justifica.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Registro de armas dispara no Brasil durante governo Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco