Luto Políticos lamentam a morte do ex-vereador Liberato Costa Júnior Ex-vereador morreu na tarde desta quarta-feira, aos 97 anos, no Recife

Publicado em: 13/01/2016 16:28 Atualizado em: 13/01/2016 16:41

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), divulgou uma nota à imprensa lamentando a morte do ex-vereador do Recife Liberato Costa Júnior (PMDB), de 97 anos, morto após uma parada cardíaca no começo da tarde desta quarta-feira (13). “Com a morte de Liberato, Pernambuco e, especialmente, o Recife perdem a memória viva da nossa política nas últimas sete décadas. Sorte grande daqueles que tiveram a oportunidade única de ouvir as histórias que Liberato contava”, disse o governador.

“Recorrendo à sua memória prodigiosa e ao bom humor sagaz, ele demonstrava a sua paixão pela capital pernambucana e um conhecimento único da nossa cultura política. Quero transmitir a minha solidariedade cristã aos familiares de Liberato. O Velho Liba vai fazer muita falta, completou Paulo Câmara. Liberato teve 10 mandatos na Câmara do Recife, entre 1955 a 2012, e chegou a assumir a Prefeitura do Recife interinamente.

Já o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), relembrou a convivência com o ex-vereador, além decretar luto oficial de três dias na cidade. "Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do 'velho Liba' e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade".

Colega de partido de Liberato, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) reforçou que o ex-vereador era “extremamente dedicado à política”. Segundo Jarbas, “foi um homem de espirito público extremamente dedicado à política, sobretudo dedicado ao Recife. Uma cidade que historicamente esteve ligada a ele. Libertado estudou e entendia como poucos a origem, a dinâmica e os costumes do Recife. Fundou o MDB e depois o PMDB, onde atuou ativamente. Sempre foi uma pessoa dedicada, ativa e querida dentro do partido. Foi um homem de espírito público e partidário. Uma perda muito grande para todos nós”.

O senador de Pernambuco Humberto Costa (PT), também lamentou a morte do peemedebista. “O Recife perdeu, mais do que um grande homem público, um apaixonado tanto pela cidade quanto pelas suas questões. Liba era um sujeito permanentemente envolvido com o nosso cotidiano, alguém que respirava as histórias passadas e presentes do Recife. Ficamos todos órfãos da sua lucidez política e do seu encantamento pela nossa cidade”, disse, também, por nota.

O PPS de Pernambuco também enviou à imprensa uma nota de pesar. “Liberato, autor daquelas assertivas previsões eleitorais conhecidas como “Dataliba”, deixará saudades e não será esquecido, pois já faz parte da história política do nosso Estado. Nossos sentimentos à família, que neste momento merece todo o nosso apoio. Estamos à disposição no que for preciso. Dediquemos nossas reflexões em sua homenagem”.

Liberato morreu em sua residência, no bairro do Hipódromo, na Zona Norte do Recife. O velório será realizado a partir das 17h desta quarta-feira (13), na Câmara do Recife. O enterro será realizado na manhã desta quinta-feira (14), no Cemitério de Santo Amaro, no Centro da Cidade, às 10h.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL