Clouds26° / 27° C

GREVE

Governo deseja assinar em 27/05 o reajuste aos professores; será a ''última proposta''

Governo federal apresentou a professores, na quarta (15/5), proposta adaptada de reajuste, com aumentos diferenciados por nível da carreira

Publicado em: 16/05/2024 08:51 | Atualizado em: 16/05/2024 09:00

Entidades começam a reunir suas assembleias para consultar as bases sobre os novos termos da proposta
 (Crédito: Arquivo)
Entidades começam a reunir suas assembleias para consultar as bases sobre os novos termos da proposta (Crédito: Arquivo)

O governo Lula (PT) espera assinar o reajuste nos salários de professores de universidades e institutos federais no próximo dia 27 de maio. A data foi acordada com os representantes em reunião na quarta-feira (15/5), na qual foi mantida a proposta de reajuste salarial zero em 2024, mas com melhora na oferta nos próximos anos.

 

As modificações apresentadas terão reflexos financeiros por meio de modificações nos degraus da carreira. Cada classe e cada nível vai ter um índice diferenciado de aumento, não havendo mais um índice unitário. Dentre esses níveis, o menor ajuste vai ser de 13,3% e o maior, de 31%.

 

A nova oferta foi apresentada na Mesa Específica e Temporária da Educação, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com participação do Ministério da Educação (MEC) e de representantes dos docentes.

 

Confira a matéria completa no Metrópoles

Mais notícias