Tributo Demócrito de Souza será homenageado nesta quinta-feira

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/03/2015 09:33 Atualizado em:

Duas gerações de líderes estudantis se reúnem amanhã para relembrar um crime ocorrido há 70 anos e prestar homenagem ao universitário, Demócrito de Souza, morto enquanto discursava contra a estado de censura instalado, à época, no país. A cerimônia foi organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Direito do Recife e está marcada para as 10h na Universidade. Este é o primeiro ato deles, uma vez que a posse ocorreu na semana passada. Entre os convidados está o presidente do DA de 1955, Reginaldo Furtado e o ex-líder estudantil Edval Nunes Cajá, que participou da reabertura do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPE na década de 1970.

Na manhã de ontem, o irmão de Demócrito de Souza, Jorge de Tarso, esteve na sede do Diario de Pernambuco para entregar o convite do evento. O assassinato de Demócrito ocorreu na sacada do antigo edifício do Diario, na Praça da Independência, no Centro do Recife, no dia 3 de março de 1945. Ele discursava em defesa da candidatura do brigadeiro Eduardo Gomes à presidência quando tiro disparado por um agente de segurança o atingiu no peito. Outro tiro matou o carvoeiro Manoel Elias.

Para evitar que a notícia fosse publicada, a sede do jornal foi invadida e as páginas da edição do dia seguinte destroçadas. Nos três dias que se seguiram, o jornal também não circulou, só voltando à normalidade por meio de uma sentença judicial. "Esse é um ato pela memória dele e é importante porque a luta dele era pela democracia. O nome do DA é Demócrito de Souza, ele sempre é lembrado, mas esse ato fortalece isso", comentou um dos integrantes da atual gestão do Diretório, Gregório Padilha. Na ocasião será recolocada uma placa em homenagem ao estudante falecido. Inscrições que dão legenda a um busto dele confeccionado pelo artista Abelardo da Hora, cujos familiares também estarão presentes na cerimônia.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL