PETRÓLEO
Brasil avalia se associar a Organização de Países Exportadores de Petróleo
Ministro de Minas e Energia reforçou que uma eventual entrada do Brasil no grupo não significa qualquer compromisso com cortes de produção de petróleo
Publicado em: 30/11/2023 20:07 | Atualizado em: 30/11/2023 20:23
![]() |
Segundo Silveira, o convite foi feito pela Arábia Saudita durante visita de Lula a capital Riade (foto: Joédson Alves/Agência Brasil) |
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) apresentou um convite formal para que o Brasil faça parte do bloco, na condição de membro associado. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (30) que o governo está avaliando a possibilidade.
O prazo é curto, pois a parceria teria início já a partir de janeiro de 2024. O tema será debatido pelos ministérios de Minas e Energia, Fazenda, Meio Ambiente e Relações Exteriores, mas a decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Silveira, o convite foi feito pela Arábia Saudita durante visita de Lula a capital Riade. “Houve um convite da Arábia Saudita. É importante esclarecer à sociedade brasileira que existe um caminho a ser percorrido, que é a análise dos termos de participação na Opep+. Não há compromissos com cortes de produção. Os países da Opep apenas participam de uma plataforma de discussão”, afirmou Silveira, em Dubai, onde participa da 28ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 28.
Os países membros da Opep têm obrigações a cumprir, como o aumento ou a redução da produção de petróleo. Na Opep , grupo formado por 23 países entre membros e aliados, não há esse tipo de situação.
O ministro reforçou que uma eventual entrada do Brasil no grupo não significa qualquer compromisso com cortes de produção de petróleo. “A Opep é uma plataforma de discussão da indústria petroleira, onde poderemos discutir transição energética", disse Silveira.
Confira as informações no Correio Braziliense.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS